Branded Content

XaaS – Entregar tudo como serviço

A computação na cloud revolucionou o mercado, viabilizando um novo modelo de negócios em que praticamente tudo o que antes era vendido como produto passa a ser oferecido como serviço.

XaaS – Entregar tudo como serviço

Nesse sentido, além do SaaS, as ideias de XaaS ou EaaS (Everything as-a-Service) têm vindo a ganhar força.

Conceito de SaaS

Antes de entrar de vez no assunto no XaaS, é importante relembrar o conceito de SaaS, ou Software as-a-Service. Trata-se de, literalmente, oferecer software como serviço para melhorar a eficiência e reduzir custos. Na prática, é como se a aplicação fosse “alugada” e consequentemente paga mensalmente, em vez de ser adquirida de uma só vez.

As aplicações são oferecidas num modelo de assinatura e operam na cloud, em vez de serem instaladas num servidor interno. As vantagens são várias: não é necessário investir valores avultados no pagamento de licenças, já que é possível contratar apenas as funcionalidades necessárias. Além disso, trata-se de um modelo muito mais prático e acessível, já que o SaaS pode ser operado a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Com a popularização do SaaS, o mercado de IT intensificou a tendência e, assim, surgiram o conceito de EaaS (Everything as-a-Service, ou, literalmente, “tudo como serviço”) e XaaS, em que o X da sigla representa uma variável que pode ser substituída pela inicial daquilo que está a ser oferecido como serviço.

XaaS / EaaS

As siglas sintetizam a tendência mundial de transformar produtos de qualquer natureza em serviços que podem ser oferecidos de maneira personalizada e à medida para cada cliente, valorizando a relação, o suporte técnico e as atualizações / modernizações constantes.

Com a evolução da computação na cloud, as empresas começaram a depender cada vez menos de infraestruturas e equipas de IT internas, e a contratar serviços de acordo com a necessidade. Hoje, já é possível fazer utilização de software, de infraestrutura e de plataformas inteiras na cloud. Todos os elementos de uma empresa podem ser virtuais, eliminando a necessidade de uma estrutura física local.

Na prática, é possível resumir os conceitos de XaaS ou EaaS como um guarda-chuva que abriga uma série de tecnologias que, no passado, precisavam de ser trabalhadas internamente, e que atualmente podem ser contratadas por meio de subscrição, de acordo com a necessidade, com a possibilidade de serem acedidas online a qualquer momento, a partir de qualquer lugar.

As vantagens da tendência XaaS / EaaS

A ideia de contratar tudo como serviço é vantajosa para as empresas que a adotam, uma vez que que a infraestrutura partilhada permite tornar os processos mais eficientes e produtivos e, para além disso, ajuda a reduzir custos. Isto porque diminuem a necessidade de investimento em equipamentos caros, em mão de obra especializada ou licenças de valor elevado, que podem muitas vezes incluir mais do que a empresa realmente precisa. É mais prático e barato contratar um pacote personalizado de acordo com as suas necessidades específicas, e pagar apenas pelo que vai utilizar.

A oferta de serviços por subscrição permite que as empresas consigam escalar de maneira rápida e intuitiva, o que garante maior controlo e faz com que, até mesmo empresas de dimensão mais reduzida, consigam ter acesso às melhores tecnologias do mercado, sendo este um fator diferenciador.

Além disso, a mobilidade também se mostra como um grande benefício. Tendo em conta que é possível contratar uma matriz completa de serviços virtualizados, torna-se viável que uma organização opere 100% na cloud.

Esta tendência representa uma verdadeira revolução estratégica e operacional, que tem tudo para mudar completamente as estruturas de negócio. Ao longo dos últimos anos, a computação em cloud evoluiu e teve uma grande progressão, reformulando as arquiteturas corporativas profundamente e garantindo mais agilidade, flexibilidade e eficiência para a gestão empresarial.

O futuro

Com a globalização, o aumento do nível de exigência dos consumidores, e a concorrência cada vez mais ativa, o mundo corporativo vai transformar-se de forma rápida, e a tecnologia tem que acompanhar este ritmo. Neste sentido, é fundamental focar em novos modelos de entrega que estejam bem alinhados com as necessidades dos clientes.

É esta transformação que cria o terreno para um novo contexto em que tudo se possa tornar um serviço. A expetativa é que, nos próximos anos, os conceitos de EaaS / XaaS continuem a evoluir e a transformar, de forma ainda mais profunda, os modelos de negócios existentes e o comportamento dos consumidores de tecnologia. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Noesis

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.