Gartner: organizações começam a migrar para o Windows 10 no final do ano

Segundo a consultora, 85% devem iniciar a migração para o Windows 10 no final deste ano. Segurança é o principal motivo.

Gartner: organizações começam a migrar para o Windows 10 no final do ano

A Gartner prevê que a migração para o Windows 10 seja mais rápida do que a adoção verificada nos sistemas operativos anteriores, tendo em conta um inquérito realizado entre setembro e dezembro de 2016,  em seis países: EUA, Reino Unido, França, Índia e Brasil. A consultora recolheu os depoimentos de mais de mil inquiridos envolvidos na decisão de migrar para o Windows 10.

“As organizações reconhecem a necessidade de migrar para o Windows 10, e o prazo total para avaliar e implementar o sistema operativo diminuiu de 23 , em 2015, para 21 meses, em 2016”, refere Ranjit Atwal, research director, Gartner. “As grandes empresas estão já comprometidas com as atualizações para o Windows 10 ou adiaram a sua atualização até 2018. Isto provavelmente reflete a transição de aplicações legacy para o Windows 10 ou a substituição dessas aplicações legacy antes da migração para o Windows 10 acontecer”.

Quando questionados acerca dos motivos que os levam a migrar para o Windows 10, 40% dos auscultados indicaram as melhorias da segurança como um dos principais motivos. A segunda maior razão apontada pelos entrevistados foi a integração com capacidades de cloud, referida por 38%.

“O Windows 10 não é identificado como um projeto business-critical imediato; não é surpreendente que um em quatro inquiridos prevejam problemas relacionados com orçamentos”, salienta Ranjit Atwal.

“A intenção de compra de equipamentos por parte dos auscultados aumentou significativamente à medida em que as organizações verificaram que os equipamentos de terceira e quarta geração otimizados para Windows 10 revelavam uma maior autonomia, ecrãs táteis e outras caraterísticas do sistema operativo. A intenção de adquirir notebooks convertíveis cresceu, à medida que as organizações mudaram das fases de teste e fases-piloto para fases de compra a implementação”, afirma Meike Escherich, principal research analyst, na Gartner.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!