Mais de 50% dos gestores espera que o IT transforme o negócio, mas só 5% das equipas estão a conseguir fazê-lo, revela um estudo do Info-Tech Research Group
A tecnologia está a evoluir muito mais rapidamente do que os modelos de liderança tradicionais conseguem acompanhar, deixando os departamentos de IT para trás e a travar a inovação. Segundo o CxO Alignment Diagnostic do Info-Tech Research Group, mais de 50% dos gestores de topo esperam que o IT transforme ou expanda as suas organizações, mas apenas 5% das equipas estão a corresponder a esta expectativa. “O mundo à nossa volta mudou. A curva tecnológica inclinou-se exponencialmente e não há retorno. No meio desta mudança, a liderança não evoluiu ao mesmo ritmo”, refere Carlene McCubbin, Vice-Presidente Associada de Desenvolvimento de Investigação do Info-Tech Research Group, em comunicado. “Uma das conclusões mais claras é que liderar o IT é fundamentalmente diferente de liderar noutras áreas. Se trabalha em IT, não é improvável que já tenha passado por uma, duas ou até três transformações”. O novo modelo propõe que a liderança do IT evolua para além do simples alinhamento com o negócio e se torne uma parceira ativa na transformação da empresa. Em vez de gerir tarefas, a Liderança Adaptativa foca-se em moldar os resultados através de uma estratégia proativa e centrada nas pessoas. Não basta reagir à mudança; os líderes de IT precisam de estar sempre prontos para ela, confortáveis com a ambiguidade e resilientes face à reinvenção contínua. A estrutura baseia-se em quatro dimensões interligadas. A Liderança Corporativa defende o papel do IT como um motor estratégico de transformação. A Liderança Estratégica promove uma tomada de decisão flexível e descentralizada, orientada por um propósito comum. A Liderança da Equipa de IT visa eliminar barreiras burocráticas e incentivar a colaboração entre seres humanos e a inteligência artificial. Por fim, a Liderança Pessoal valoriza a adaptabilidade individual como a competência mais relevante num contexto em constante mudança. O modelo sublinha que é crucial enfrentar os fatores humanos que dificultam a adaptação, como o receio da mudança e a resistência a novas formas de trabalhar. Para isso, a Info-Tech recomenda o desenvolvimento contínuo de competências, a promoção de equipas resilientes e a criação de culturas organizacionais flexíveis e orientadas para o futuro. |