Realidade Virtual - um mundo de (reais) possibilidades

Sony, Samsung, Oculus e Google estão a desenvolver dispositivos de realidade virtual (RV), tecnologia que, apesar de estar a dar os primeiros passos, promete vir a revolucionar as experiências de lazer mas também os ambientes de trabalho

Realidade Virtual - um mundo de (reais) possibilidades

Apesar da realidade virtual ainda estar numa fase inicial de desenvolvimento, a verdade é que 2016 deverá marcar o início da expansão desta tecnologia, como foi possível perceber pelo CES. Este ano, em Las Vegas, os wearables de realidade virtual foram os grandes protagonistas e estiveram por toda a parte: dobráveis e de cartão, de plástico, para os smartphones, com sensores. E desengane-se quem julga que só a indústria dos videojogos pode capitalizar esta tecnologia, porque existem múltiplas aplicações empresariais, tanto do ponto de vista da melhoria da produtividade e da colaboração como da própria comunicação com os clientes.


Avatares, porque não?

Imersão total em ambientes virtuais tridimensionais – que podem até ser recriações de cenários reais – é, em si, a definição desta nova ‘realidade’, na qual podem participar diversas pessoas em simultâneo, bastando que para tal tenham acesso a um dispositivo de RV – se, por agora, o hardware ainda tem um custo elevado, com o tempo esta questão deixará de ser uma problema

(a Google, por exemplo, já tem o Cardboard, um visualizador low cost para ser utilizado com smartphones Android e iOS, ao passo que a Samsung tem o Gear VR, desenvolvido em colaboração com a Oculus e que funciona com os seus smartphones). Isto significa que é possível realizar reuniões de videoconferência onde cada um de nós participa através do seu próprio avatar, o que permitirá interagir de um modo totalmente diferente – por exemplo, explorar em conjunto um novo protótipo ou modelo no qual a empresa está a trabalhar. Para os trabalhadores remotos, que realizam trabalho de campo, são também muitas as vantagens, já que com a RV podem partilhar mais facilmente falhas ou problemas técnicos com os quais estejam a deparar-se e que nem sempre são fáceis de comunicar, permitindo que colegas distantes os visualizem.

 

Antecipar o resultado final

Quando se desenvolve um novo produto, sobretudo de hardware, o desafio está em conseguir visualizar o resultado final. O ambiente virtual pode ser o cenário ideal para testar novos designs de um produto antes de avançar para a produção. A Ford já está, aliás, a recorrer à realidade virtual para este fim, ao permitir que os seus engenheiros entrem virtualmente num carro ainda em fase de design, em vez de recorrer a mode- los reais à escala, consideravelmente mais caros. Mas as possibilidades não se esgotam por aqui. As empresas podem dar aos seus clientes a possibilidade de entrar num plano virtual para personalizar o seu próprio automóvel ou construir/ personalizar a casa dos seus sonhos.

 

Cenários de formação seguros

Um dos maiores benefícios que as empresas podem retirar da realidade virtual diz respeito à formação e pode ser verdadeiramente transformador. Basta pensar que permite colocar os colaboradores em cenários que recriam uma situação real mas que são cem por cento seguros e isentos de riscos. É o caso dos trabalhadores de linhas de montagem mas também dos cirurgiões, que podem preparar-se para as cirurgias num ambiente de simulação totalmente controlado. Com a RV passa também a ser possível trabalhar com equipamento complexo e que esteja ainda em fase de desenvolvimento, por exemplo. 

 

Um novo nível de engagement

A realidade virtual oferece às empresas a possibilidade de transportar os clientes para uma recriação de um cenário real ou 100 por cento idealizado, onde os limites físicos deixam de existir. Permite contar-lhes uma história, proporcionar-lhes experiências únicas e, sobretudo, impossíveis no mundo real. Enquanto interface, esta tecnologia possibilita formas de comunicação empresarial absolutamente revolucionárias e um engagement difícil de alcançar pelas vias tradicionais - considerem-se vídeos interativos, por exemplo, através dos quais se conduzem os clientes por um cenário virtual, dando-lhes acesso a locais que, de outro modo, não poderiam visitar.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.