MWC 2016 – Fiat Chrysler apresenta configurador de realidade aumentada

Trata-se da primeira solução mobile do género e foi desenvolvida pela Accenture com o Projeto Tango, da Google. O objetivo é criar um carro virtual 3D, em tamanho real, para melhorar a experiência de aquisição automóvel

MWC 2016 – Fiat Chrysler apresenta configurador de realidade aumentada

A Fiat Chrysler Automobiles revelou no Mobile World Congress o protótipo de uma aplicação imersiva de venda automóvel, criada e desenvolvida pela Accenture Digital, utilizando o kit de desenvolvimento do Projeto Tango da Google. O protótipo demonstra como a realidade aumentada pode revolucionar a experiência dos consumidores, ao permitir-lhes visualizar e interagir com uma versão virtual, em tamanho real, do objeto, neste caso de um automóvel, que estejam a pensar adquirir.

O protótipo permite aos consumidores utilizarem um dispositivo móvel e, com um sensor e detetor de movimentos do Projeto Tango, visualizarem o exterior e interior, configurem um automóvel virtual em tamanho real. Na demo da Accenture, as portas podem ser abertas para revelar os detalhes do interior de forma realista, e ainda alterar as cores e os estilos dos painéis com um simples toque no ecrã do dispositivo.

 A tecnologia do Projeto Tango permite aos dispositivos móveis a capacidade de navegar no mundo físico tal como o fazemos na realidade. O Projeto Tango cria uma nova perceção espacial nos dispositivos Android, ao oferecer uma visualização computacional avançada, um processamento de imagem melhorado e sensores especiais de visualização. Um dispositivo com o Projeto Tango regista o ambiente a 360º, permitindo visualizar tudo à sua volta, da mesma forma como uma pessoa visualizaria ao se deslocar. Através do dispositivo, a visualização do veículo move-se à medida que o utilizador se movimenta.

Espera-se que o primeiro dispositivo do Projeto Tango esteja disponível no verão de 2016, no entanto esta aplicação poderá ser previamente testada pelos participantes da edição deste ano do Mobile World Congress. A Accenture Interactive, parte da Accenture Digital, trabalhou em conjunto com a FCA para criar uma aplicação para esta nova tecnologia, que irá transformar o processo de aquisição e configuração de um novo automóvel.

Os utilizadores da solução de configuração da FCA serão capazes de andar livremente ao redor de um automóvel em tamanho real, em quase qualquer tipo de ambiente, pois este projeto permite uma experiência livre, sem ter de se recorrer a tecnologia externa, como marcadores, sinais luminosos ou GPS.

“O Projeto Tango é uma tecnologia nova e única, criada para se tornar uma funcionalidade standard da próxima geração de dispositivos móveis”, refere Matteo Aliberti, Digital Innovation lead da Accenture Interactive na região de EALA (Europa, África e América Latina). “A Accenture tem vindo a experimentar o Projeto Tango desde o seu desenvolvimento inicial, criando uma gama de potenciais aplicações, incluindo esta para a indústria automóvel”.

O desenvolvimento de design desta solução pela Accenture demonstra que o processo de tomada de decisão sobre automóveis será completamente transformado com a nova geração de dispositivos móveis. A FCA é a primeira marca de automóveis a utilizar este tipo de ferramenta de configuração digital de automóveis. Os configuradores atuais são demasiado simples, pelo que com esta ferramenta os clientes da FCA poderão ter uma experiência mais envolvente e interessante.

Este projeto resulta da mais recente colaboração entre a FCA e a Accenture, cujo objetivo é oferecer uma experiência digital única aos clientes da FCA.

“A realidade aumentada foi criada para transformar a forma como os compradores de automóveis escolhem e configuram os veículos através de uma tecnologia inovadora que oferece uma experiência agradável e original aos consumidores”, refere Luca Menticcia, senior managing diretor responsável pelo setor de Automotive da Accenture. “Acreditamos que os vendedores e os consumidores irão aceitar rapidamente esta nova forma de adquirir automóveis, à medida que os novos dispositivos estejam disponíveis, tirando partido da capacidade de visualização a 360º, para criar esta experiência única”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.