Cateringpor automatiza operações no Aeroporto de Lisboa

A CateringPor transformou completamente as suas operações de catering no Aeroporto Internacional de Lisboa, automatizando uma infraestrutura anteriormente manual com o software O2P (plataforma operacional aberta) da ProcessWare

Cateringpor automatiza operações no Aeroporto de Lisboa

A CateringPor, uma joint venture entre a TAP e a a Lufthansa Sky Chefs, é a principal operadora de catering para companhias aéreas em Portugal. Estabelecida em 1994, a empresa gere uma operação de alto volume e com múltiplas cozinhas no aeroporto de Lisboa, prestando serviços de catering e suporte logístico para mais de 180 voos, até 50 mil refeições em voo, e mais de 15 mil trolleys.

O Desafio

A CateringPor necessitava de melhorar o serviço e alcançar 30% de crescimento anual em volume, sem aumentar custos operacionais. Para concretizar este objetivo, precisava de aumentar a rentabilidade e melhorar a eficiência global das suas operações. Dada a complexidade da sua operação logística, com gestão multifásica de recursos, produção, planeamento e controlo, 24 horas por dia, sete dias por semana, a CateringPor procurou uma solução de software intuitiva para gerir e monitorizar as múltiplas fases das suas operações de forma automática e dinâmica.

Qualquer potencial solução teria de comunicar perfeitamente com os sistemas de informação de voo das companhias aéreas de forma a satisfazer os requisitos de catering e os prazos devidos. A capacidade de monitorizar todos os processos operacionais era também imperativa para controlar e reportar atividades de preparação de carregamento, assegurar conformidade com planos de embarque e caraterísticas de voo.

“Selecionámos a plataforma O2Pcatering da ProcessWare porque satisfazia todos os nossos requisitos de capacidade, oferecendo uma solução flexível configurada para incorporar os nossos processos de negócio específicos e uma solução aparentemente feita à medida que foi rápida e fácil de implementar”, explica Carlos Branca, gestor de operações da CateringPor. “As tecnologias de integração base da plataforma permitiam-lhe comunicar e interagir não só com os nossos sistemas ERP, mas também com os sistemas de informação de voo dos nossos clientes”.

A Solução

Aplicando as capacidades de integração transparentes da O2P, a plataforma foi incorporada na infraestrutura de IT e ERP da empresa, sem qualquer necessidade de um grande investimento de capital ou desenvolvimento customizado. A implementação empregou a ferramenta de configuração de normas da O2P, juntamente com o seu motor de processamento e otimização dinâmica de eventos em tempo real, para construir os requisitos operacionais.

Agora, a CateringPor controla totalmente as suas operações através do dashboard da O2P. Cockpits de processamento configuráveis com ecrãs gráficos são acessíveis a todos os stakeholders para visualização, gestão, monitorização e registo de toda a informação, desde operações de voo a planos de gestão de carregamento. Os cockpits de processamento são também compatíveis com outros requisitos críticos da CateringPor, incluindo dados relativos a aeronaves, passageiros e tripulação. Suportando qualquer terminal de dados móvel, a O2P oferece interfaces claras e intuitivas, desencadeando preparações de voo automaticamente.

Ao utilizar dispositivos móveis ou estações de trabalho fixas em cada ponto de execução de tarefa, os operadores simplesmente descodificam o código de barras de um compartimento para receber instruções sobre o que deve ser carregado. Os operadores confirmam o carregamento dos itens e os compartimentos são selados com códigos de barras, gerando relatórios automáticos de segurança sem intervenção humana.

Estes relatórios permitem que o cockpit de processamento possa monitorizar o processo de distribuição em tempo real. A funcionalidade de gestão dinâmica de dados da O2P implica também que qualquer alteração na informação de voo de uma companhia aérea se reflita automaticamente no processo operacional e planeamento do serviço da CateringPor.

O Resultado

Com esta implementação, a CateringPor conseguiu planear, gerir e monitorizar de forma dinâmica e em tempo real os recursos, preparação e distribuição de todas as suas refeições de bordo e outros serviços de catering para as principais companhias aéreas no aeroporto da Portela.

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso que a CateringPor alcançou, demonstrando as capacidades totais da nossa plataforma O2P”, afirma Filipe Janela, CEO do grupo ProcessWare.

Graças à ProcessWare, transformámos completamente o nosso negócio de operação manual a totalmente automatizada, distribuindo no pico de funcionamento 15 mil refeições a bordo por hora e reduzindo atrasos e queixas mais de 30%", explica Luís de Sousa, General Manager da CateringPor. “Não só houve uma integração perfeita da plataforma O2P, mas a sua implementação resultou também em benefícios e poupanças significativas em custos — de uma redução de desperdício na ordem dos 10% em matéria prima e de 30% em materiais intermédios, à colossal redução de 60% em esforço de planeamento. A O2P permite-nos gerir e dimensionar as nossas operações de forma eficiente e eficaz, pelo que estamos totalmente confiantes que iremos alcançar a nossa meta de 30% de crescimento anual em volume sem aumentar a nossa estrutura de custos”.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.