Cateringpor automatiza operações no Aeroporto de Lisboa

A CateringPor transformou completamente as suas operações de catering no Aeroporto Internacional de Lisboa, automatizando uma infraestrutura anteriormente manual com o software O2P (plataforma operacional aberta) da ProcessWare

Cateringpor automatiza operações no Aeroporto de Lisboa

A CateringPor, uma joint venture entre a TAP e a a Lufthansa Sky Chefs, é a principal operadora de catering para companhias aéreas em Portugal. Estabelecida em 1994, a empresa gere uma operação de alto volume e com múltiplas cozinhas no aeroporto de Lisboa, prestando serviços de catering e suporte logístico para mais de 180 voos, até 50 mil refeições em voo, e mais de 15 mil trolleys.

O Desafio

A CateringPor necessitava de melhorar o serviço e alcançar 30% de crescimento anual em volume, sem aumentar custos operacionais. Para concretizar este objetivo, precisava de aumentar a rentabilidade e melhorar a eficiência global das suas operações. Dada a complexidade da sua operação logística, com gestão multifásica de recursos, produção, planeamento e controlo, 24 horas por dia, sete dias por semana, a CateringPor procurou uma solução de software intuitiva para gerir e monitorizar as múltiplas fases das suas operações de forma automática e dinâmica.

Qualquer potencial solução teria de comunicar perfeitamente com os sistemas de informação de voo das companhias aéreas de forma a satisfazer os requisitos de catering e os prazos devidos. A capacidade de monitorizar todos os processos operacionais era também imperativa para controlar e reportar atividades de preparação de carregamento, assegurar conformidade com planos de embarque e caraterísticas de voo.

“Selecionámos a plataforma O2Pcatering da ProcessWare porque satisfazia todos os nossos requisitos de capacidade, oferecendo uma solução flexível configurada para incorporar os nossos processos de negócio específicos e uma solução aparentemente feita à medida que foi rápida e fácil de implementar”, explica Carlos Branca, gestor de operações da CateringPor. “As tecnologias de integração base da plataforma permitiam-lhe comunicar e interagir não só com os nossos sistemas ERP, mas também com os sistemas de informação de voo dos nossos clientes”.

A Solução

Aplicando as capacidades de integração transparentes da O2P, a plataforma foi incorporada na infraestrutura de IT e ERP da empresa, sem qualquer necessidade de um grande investimento de capital ou desenvolvimento customizado. A implementação empregou a ferramenta de configuração de normas da O2P, juntamente com o seu motor de processamento e otimização dinâmica de eventos em tempo real, para construir os requisitos operacionais.

Agora, a CateringPor controla totalmente as suas operações através do dashboard da O2P. Cockpits de processamento configuráveis com ecrãs gráficos são acessíveis a todos os stakeholders para visualização, gestão, monitorização e registo de toda a informação, desde operações de voo a planos de gestão de carregamento. Os cockpits de processamento são também compatíveis com outros requisitos críticos da CateringPor, incluindo dados relativos a aeronaves, passageiros e tripulação. Suportando qualquer terminal de dados móvel, a O2P oferece interfaces claras e intuitivas, desencadeando preparações de voo automaticamente.

Ao utilizar dispositivos móveis ou estações de trabalho fixas em cada ponto de execução de tarefa, os operadores simplesmente descodificam o código de barras de um compartimento para receber instruções sobre o que deve ser carregado. Os operadores confirmam o carregamento dos itens e os compartimentos são selados com códigos de barras, gerando relatórios automáticos de segurança sem intervenção humana.

Estes relatórios permitem que o cockpit de processamento possa monitorizar o processo de distribuição em tempo real. A funcionalidade de gestão dinâmica de dados da O2P implica também que qualquer alteração na informação de voo de uma companhia aérea se reflita automaticamente no processo operacional e planeamento do serviço da CateringPor.

O Resultado

Com esta implementação, a CateringPor conseguiu planear, gerir e monitorizar de forma dinâmica e em tempo real os recursos, preparação e distribuição de todas as suas refeições de bordo e outros serviços de catering para as principais companhias aéreas no aeroporto da Portela.

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso que a CateringPor alcançou, demonstrando as capacidades totais da nossa plataforma O2P”, afirma Filipe Janela, CEO do grupo ProcessWare.

Graças à ProcessWare, transformámos completamente o nosso negócio de operação manual a totalmente automatizada, distribuindo no pico de funcionamento 15 mil refeições a bordo por hora e reduzindo atrasos e queixas mais de 30%", explica Luís de Sousa, General Manager da CateringPor. “Não só houve uma integração perfeita da plataforma O2P, mas a sua implementação resultou também em benefícios e poupanças significativas em custos — de uma redução de desperdício na ordem dos 10% em matéria prima e de 30% em materiais intermédios, à colossal redução de 60% em esforço de planeamento. A O2P permite-nos gerir e dimensionar as nossas operações de forma eficiente e eficaz, pelo que estamos totalmente confiantes que iremos alcançar a nossa meta de 30% de crescimento anual em volume sem aumentar a nossa estrutura de custos”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 17 Janeiro 2019

IT INSIGHT Nº 17 Janeiro 2019

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.