BI4All aumenta eficácia do Pestana Hotel Group

O Pestana Hotel Group implementou a estratégia de analytics da BI4All nos departamentos de IT e de Business Intelligence, conseguindo acesso aos dados de forma estruturada, retirando todo o potencial da informação agregada

BI4All aumenta eficácia do Pestana Hotel Group

O desafio

O Pestana Hotel Group, passou por uma fase de grande crescimento nos últimos anos e também por uma transformação do modelo de negócio do setor da hotelaria.

Esta cadeia de hotéis, tinha o processamento de grandes quantidades de dados oriundos de múltiplas fontes independentes e cada uma das suas equipas trabalhava de forma independente e produzia os seus próprios dashboards e reports, o que resultava em várias versões do mesmo conteúdo. O facto da informação estar dispersa conduzia a discrepâncias nos dados e dificuldade na geração de informação que não existia ou era muito difícil de obter, o que resultava numa falta de eficácia. No passado, o grupo tinha várias equipas a fazer recolha e tratamento de dados de vários sistemas, sem que houvesse uma plataforma ou sistematização da recolha dos dados. Foi então que o Pestana Hotel Group implementou a estratégia de Analytics da BI4All, nos departamentos de IT e de Business Intelligence, mas também as áreas operacionais para garantir um alinhamento entre os dados produzidos e as necessidades da operação.

Atualmente, presente em 16 países, o grupo depara-se com mais informação e modelos de negócios sendo por isso, bastante importante obter os dados de forma concisa e constante para as mais de cem unidades e regiões.

As soluções

As soluções de Analytics permitem que qualquer organização seja mais ágil e competitiva, conseguindo acesso aos dados de forma estruturada e assim retirar todo o potencial da informação agregada. Ao adotar tecnologias disruptivas, possibilita o acesso mais rápido à informação, tomadas de decisões estratégicas mais eficientes, baseadas em informação fidedigna e em tempo real, uma resposta mais eficaz aos constantes desafios da atividade. Um maior conhecimento do cliente, possibilidade de antecipar tendências, gestão mais eficiente de todos os recursos e uma visão completa de toda a organização são algumas das principais vantagens desta solução.

A solução do Pestana Hotel Group é uma solução em constante evolução, sendo que o grupo tem recursos internos sempre a fazer pequenas evoluções e conta com a BI4All para desenvolvimentos também de novas áreas ou adições disruptivas. A solução é constituída por um base comum baseada na framework BI4All para hospitality e que foi posteriormente personalizada para as necessidades do cliente”, explica José Oliveira, CEO da BI4All.

Com a implementação da solução de Analytics com a BI4All, o Pestana Hotel Group passou a dispor de um único repositório de dados centralizado, o que lhe possibilita analisar mais informação e de forma mais rápida, conseguindo inclusive cruzar os dados oriundos das operações, das receitas ou dos diversos produtos que oferece, das diversas áreas do grupo. Hoje, a informação está consolidada e é atualizada diariamente em dashboards, onde é possível consultar toda a informação agregada, bem como a respetiva análise até ao detalhe máximo, permitindo assim retirar os maiores insights possíveis de análises de desempenho por mês, região, hotel, etc..

A solução desenvolvida pela BI4All foi a melhor opção uma vez que se enquadrava perfeitamente nos nossos objetivos. A solução é composta por um conjunto de processos de recolha e tratamento de informação que recolhem num único repositório toda a informação das diversas áreas do grupo, culminando na disponibilização de um conjunto de dashboards facilmente acessíveis por toda a organização”, afirma Verónica Soares Franco, Executive Committee Member do Pestana Hotel Group com os pelouros de BI, Inovação e Recursos Humanos. Atualmente, o grupo depara-se com mais informação e modelos de negócio sendo importantíssimo obter os dados de forma concisa e consistente para todas as unidades e regiões.

Neste momento, através da solução implementada, conseguimos cruzar inúmeras fontes de dados e assim tornar o fluxo de trabalho muito mais rápido e ágil. Temos uma única fonte o que simplifica e otimiza o trabalho de todos dentro da organização tendo também a informação mais estruturada e organizada numa única plataforma, o que simplifica e otimiza o trabalho de todos dentro da organização. Ganhou-se em eficácia, rapidez na tomada de decisão, em produtividade e num aumento do grau de confiança dos dados que usamos para as tomadas de decisão”, garante Verónica Soares Franco.

Os resultados

A BI4All, através de soluções de analytics adaptadas às necessidades do cliente, permitiu que o Pestana Hotel Group conseguisse retirar o máximo partido dos dados gerados para que a gestão se foque mais na análise e nos resultados.

As vantagens desta solução para o Pestana Hotel Group são o exemplo claro de como as soluções de data analytics acrescentam valor para as organizações e são de facto uma mais valia para o sucesso do negócio. O mercado português tem apresentado uma crescente recetividade para projetos na área de data analytics e inteligência artificial, apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer, já são muitas as empresas que apostam numa estratégia data-driven.

As áreas de analytics e big data têm sido áreas de profundo crescimento e de rápida evolução, fruto do seu potencial de transformação da gestão com dados relevantes para a tomada informada de decisões, em tempo real. Antecipar tendências de consumo, perceber mudanças de mercado antes que estas se tornem evidentes, tudo isto é possível com as mais avançadas soluções de analítica disponíveis.

O grupo reconhece que as equipas da BI4All têm um elevado conhecimento técnico, bem como experiência nos vários tipos de negócio, o que é de facto determinante para perceber as principais necessidades do cliente e obter resultados de excelência que influenciam diretamente os resultados do negócio”, conclui José Oliveira.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.