Investidores portugueses acreditam que investimento sustentável assegura rentabilidade a longo prazo

66% dos investidores portugueses inquiridos no Schroders Global Investor Study 2022 acredita que as práticas de investimento são fundamentais na abordagem de questões de sustentabilidade

Investidores portugueses acreditam que investimento sustentável assegura rentabilidade a longo prazo

Os investidores portugueses veem na sustentabilidade uma forma de assegurar a rentabilidade das empresas a longo prazo.

As conclusões constam de um estudo – o Schroders Global Investor Study 2022 – que contou com a participação de mais de 23 mil pessoas de 33 locais a nível global.

O estudo constatou que 66% dos investidores portugueses inquiridos (em comparação com 60% dos inquiridos a nível global) acreditam que as práticas de investimento são essenciais na abordagem de questões de sustentabilidade. 67% acredita mesmo que o investimento pode impulsionar o progresso. As alterações climáticas são uma preocupação crescente no seio empresarial, com 58% dos investidores locais a destacarem este aspeto como uma preocupação fundamental.

Encorajamento vs barreiras

Os investidores “especialistas” portugueses posicionam-se como aqueles que são mais propensos a investir de forma sustentável com o foco na obtenção de retornos a longo prazo (68%). 70% dos investidores "especialistas" partilham ainda a opinião de que investir de forma sustentável pode gerar mudanças positivas relativamente às alterações climáticas.

Entre os fatores que poderiam encorajar as pessoas a aumentar os investimentos sustentáveis encontra-se a capacidade de escolher investimentos próximos às preferências pessoais de sustentabilidade (57%). O segundo fator mais provável, com 48%, seria a educação sobre o investimento sustentável.

Relativamente às barreiras ao investimento sustentável destaque para a falta de transparência e os dados comunicados pelos fornecedores sobre o impacto dos investimentos sustentáveis, mencionado por 49% dos inquiridos portugueses e 51% dos restantes.

“É de destacar a forma como os objetivos socialmente focalizados estão a ganhar destaque entre os investidores portugueses, que estão empenhados no investimento sustentável, com uma educação de qualidade e a redução das desigualdades que figuram neste estudo como as áreas em que gostariam de ver os seus investimentos terem o maior impacto. Por outro lado, é reconfortante ver a correlação entre o nível de literacia financeira e a confiança no investimento sustentável e que quanto mais um investidor souber, mais confiante estará na capacidade do investimento sustentável tanto para gerar retornos a longo prazo como para contribuir para objetivos ambientais e sociais”, afirmou Mário Pires, Head of Portugal Schroders.

91% dos inquiridos portugueses reconhece a atratividade dos fundos sustentáveis. Quase 50% (45%) considera-os atrativos devido aos seus princípios societais.

Prioridades de investimento

Variam consoante o tipo de países que participa neste estudo: no caso da Índia, a eliminação da pobreza é a principal prioridade. Já na Suíça, os investidores elegem como prioridade a melhoria da educação.

No caso de objetivos específicos de sustentabilidade, os investidores portugueses destacaram a educação de qualidade como a área mais importante e onde os investimentos deveriam ter um maior impacto (51%), seguindo-se a boa saúde, bem-estar (44%). Ambas as prioridades estão igualmente alinhadas com a visão a nível global.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.