Maioria das empresas de media incorpora IA para gestão de conteúdos

Relatório recente destaca o aumento da eficiência como a principal motivação da implementação da inteligência artificial nas empresas do setor dos media

Maioria das empresas de media incorpora IA para gestão de conteúdos

De acordo com o novo relatório Ascendant da Minsait, 71% das organizações do setor de media já incorporou a Inteligência Artificial (IA) na gestão de conteúdos, dando destaque à maneira como estas soluções melhoram a eficiência das tarefas. Além disso, 85% das empresas deste setor recorrem à IA para a evolução de produtos e desenvolvimento de outras funcionalidades.

Maior parte das funcionalidades em que a inteligência artificial é utilizada no setor dos media têm-se concentrado na recomendação e hiperpersonalização de conteúdos, o que possibilita uma maior precisão, melhora a experiência do utilizador e promove o consumo de novos conteúdos. As principais tarefas em que é utilizada a IA são a gestão de conteúdos para envios personalizados e a gestão da publicidade, através da personalização de campanhas e da análise do seu desempenho (57%).

Em termos de casos de uso específicos, o relatório destaca que 43% das empresas recorrem à inteligência artificial de forma a desenhar novos serviços, enquanto apenas 29% recorre a esta tecnologia de forma a melhorar o seu conhecimento e a gestão de clientes.

Segundo o relatório, 54% das empresas de media considera como principal motivação para a integração de IA nas empresas o aumento da eficiência operacional, e 46% acredita que a inteligência artificial melhora a oferta de serviços, desenvolvendo os resultados empresariais.

O setor dos media encontra-se a meio de um processo de transformação, devido às preocupações económicas e tecnológicas, e a inteligência artificial está a emergir como uma ferramenta fundamental para enfrentar esses desafios e aproveitar novas oportunidades”, afirma Nelson Pereira, responsável de Telco e Media da Minsait em Portugal, em comunicado. “Em breve, as soluções baseadas em IA poderão detetar conteúdos manipulados ou gerados através de uma má utilização da inteligência artificial. Na Minsait, já estamos a trabalhar em casos de uso que permitem prevenir a difusão de fake news e assegurar a veracidade da informação”.

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