Smart Cities precisam de investimento em cibersegurança

Segundo o grupo ABI Research, a cibersegurança dos sistemas e serviços públicos continuará a consistir uma vulnerabilidade para as cidades a não ser que haja um investimento adicional na ordem dos milhares de milhões

Smart Cities precisam de investimento em cibersegurança

As maiores cidades do mundo precisam de investir mais milhares de milhões em infraestrutura de forma a salvaguardar a segurança dos dados dos cidadãos. 

Do esperado investimento global de 135 mil milhares de dólares em cibersegurança para infraestruturas urbanas até 2024, 44% do mesmo será dividido entre provisões de proteção de dados para energia, saúde, segurança pública, transportes, água e indústrias de resíduos, concluiu o grupo ABI Research

Isto corresponde a cerca de 59.4 milhares de milhões, e não será suficiente, segundo Dimitrios Pavlakis, analista da ABI Research, acrescentando que investimentos medíocres na segurança digital poderiam "colocar em risco os elementos-chave da inteligência, eficiência e sustentabilidade de futuras iniciativas de smart city“.

Esta preocupação vem a ecoar um crescente consenso entre governo e indústria de que não existe um planeamento adequado das tecnologias usadas em cidade conectadas.

Atualmente, as áreas urbanas com redes de vigilância, assistência médica e serviços públicos interconectados carecem particularmente de níveis adequados de segurança para evitar quebras de dados e ciberataques, de acordo com a ABI Research.

O número de conexões de rede LAN usadas para objetos como lâmpadas de rua, câmaras de vigilância e sensores de qualidade do ar deve alcançar perto de 1,3 mil milhões até 2024, de acordo com a ABI Research, do atual valor de cerca de 696 milhões. Destes, apenas metade será instalada em redes capazes de lidar com ameaças de cibersegurança, disse o grupo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.