Microsoft Azure vítima de ataque DDoS recorde de 2,4 Tbps

O ataque DDoS atingiu o Azure em agosto e foi um dos maiores registados até hoje, alcançando um tráfego de 2,4 Tbps durante o pico

Microsoft Azure vítima de ataque DDoS recorde de 2,4 Tbps

A Microsoft anunciou que assistiu a um ataque DDoS de 2,4 Tbps (Terabits por segundo) em agosto deste ano, o maior ataque registado até agora. O ataque, que durou mais de dez minutos, foi direcionado a clientes da Microsoft Azure na Europa e foi 140% superior ao registado pela Microsoft em 2020. 

Minutos depois de atingir o pico recorde, houve um pico de 0,55 Tbps e outro de 1,7 Tbps. Até então, o maior ataque DDoS registado na plataforma tinha sido identificado em 2020 e envolveu um tráfego máximo de 1 Tbps. O ataque foi direcionado a um cliente Azure baseado na Europa, não identificado, e teve origem em mais de 70 mil fontes e vários países da região Ásia-Pacífico. 

Contudo, a Microsoft conseguiu bloquear a ameaça. Devido à sua estrutura, a plataforma de proteção DDoS do Microsoft Azure pode facilmente absorver dezenas de terabits de ataques DDoS, pelo que com essa capacidade, é capaz de proteger todos os utilizadores de um ataque maciço. Além disso, para implementar correções rápidas, a funcionalidade de mitigação do DDoS do Azure monitoriza continuamente a infraestrutura em toda a rede, em vários pontos.

O número de ataques de DDoS tem vindo a aumentar no último ano e a própria Microsoft revela que, em relação ao último trimestre de 2020, o número de ataques DDoS detetados na plataforma Azure aumentou 25%. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.