Estudo indica que número de ciberataques ligados ao conflito Rússia-Ucrânia é baixo

Um estudo que junta investigadores de três universidades indica que, ao contrário do que inicialmente esperado, o número de ciberataques ligados ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia tiveram um baixo impacto e que é improvável que aumente drasticamente

Estudo indica que número de ciberataques ligados ao conflito Rússia-Ucrânia é baixo

Investigadores da Universidade de Cambridge, da Universidade de Edimburgo e da Universidade de Strathclyde examinaram dados desde dois meses antes da invasão russa à Ucrânia começar e até quatro meses após o início e chegaram à conclusão de que o número de ciberataques ligados ao conflito teve um impacto menor e que é pouco provável que aumente.

Os investigadores analisaram 281 mil ataques web, 1,7 milhões de ataques DDoS e centenas de anúncios no Telegram, utilizados por cibergrupos para coordenar a sua atividade. De acordo com a análise, a Rússia foi o primeiro país a ser atacado em escala, seguido da Ucrânia alguns dias depois. O aumento de ciberataques durou cerca de duas semanas até voltar para níveis pré-conflito.

Por volta do início do conflito, vários grupos de ransomware tomaram o seu lado no conflito, prometendo destruição e instabilidade no ciberespaço. No entanto, segundo o estudo, os hacktivistas usaram, sobretudo, ataques DDoS que tornaram os sites temporariamente inutilizáveis e ataques onde o website é alterado.

Em vez de atacar infraestruturas críticas, como era esperado, os cibergrupos atacaram sites “triviais, inofensivos e defuntos” com domínios russos ou ucranianos, incluindo serviços de streaming e serviços de entrega de comida, por exemplo.

Os investigadores indicam, também, que apesar das atenções estarem viradas para os ciberataques no conflito entre a Ucrânia e a Rússia, estes são apenas uma pequena porção dos ciberataques em todo o mundo; em ataques DDoS, a Ucrânia e a Rússia correspondem, em conjunto, a 5% de todos os ataques do género, ficando muito atrás das vítimas norte-americanas (25% dos casos).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.