Espanha suspende ferramentas da Meta para eleições europeias

Comissão de proteção de dados de Espanha ordenou a suspensão provisória de duas ferramentas da Meta planeadas para as eleições europeias

Espanha suspende ferramentas da Meta para eleições europeias

A AEPD – comissão de proteção de dados de Espanha – ordenou a suspensão de duas ferramentas da Meta que seriam implementadas no Instagram e no Facebook durante a eleição europeia no próximo fim de semana.

As ferramentas – Informação do Dia de Eleições e Unidade de Informação de Votantes – podem violar, potencialmente, a regulação de proteção de dados espanhola, alega a AEPD. Segundo a comissão de proteção de dados de Espanha, o objetivo destas ferramentas é que todos os utilizadores de ambas as plataformas na União Europeia recebam uma notificação a relembrá-los de votar.

À Reuters, um porta-voz da Meta referiu que “as nossas ferramentas para as eleições foram expressamente desenhadas para respeitar a privacidade dos utilizadores e respeitarem o RGPD. Ainda que não concordemos com a análise da AEPD neste caso, estamos a cooperar com o seu pedido”.

Em comunicado, a AEPD refere que “o processamento de dados visto pela Data seria contrário à regulação de proteção de dados espanhola e seria, no mínimo, uma violação dos princípios de proteção de dados”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.