Meta sob investigação da UE devido a riscos para a segurança infantil

Os sites da Meta (Facebook e Instagram) vão ser investigados pela potencial quebra das regras do conteúdo online impostas pela União Europeia

Meta sob investigação da UE devido a riscos para a segurança infantil

A Meta enfrenta a possibilidade de ser investigada por causa de conteúdo online prejudicial que pode afetar a segurança das crianças na internet. De acordo com o Digital Services Act (DSA) da União Europeia (UE), as empresas tecnológicas devem abordar cada vez mais os conteúdos que são potencialmente ilegais e nocivos das suas plataformas.

Foi decidido pela Comissão Europeia abrir uma investigação profunda aos sites Facebook e Instagram devido às suas preocupações de que estas plataformas não têm abordado adequadamente os riscos associados ao uso destas redes sociais por crianças.

A Comissão está preocupada que os sistemas do Facebook e da Instagram, incluindo os seus algoritmos, podem estimular vícios comportamentais, e também poderá criar o efeito de ‘rabbit-hole’”, refere um executivo da UE num comunicado. “A Comissão ainda está preocupada com as formas de controlo e a verificação de idades que a Meta poe em prática”, acrescenta. As preocupações dos reguladores estão principalmente relacionadas com o acesso das crianças a conteúdo inapropriado.

A Meta revelou que tem um grande número de ferramentas online para proteger as crianças desse tipo de conteúdo. “Nós queremos que as pessoas mais jovens tenham experiências seguras e apropriadas à sua idade e temos passado mais de uma década a desenvolver mais de 50 ferramentas e políticas desenhadas para protegê-los”, afirma um porta-voz da Meta. “Este é um desafio que toda a indústria está a ter e estamos entusiasmados por poder partilhar os detalhes do nosso trabalho com a Comissão Europeia”, acrescenta.

A empresa norte-americana já está marcada pela UE por terem espalhado desinformação eleitoral, uma preocupação importante devido às eleições para o Parlamento Europeu no próximo mês. Violações ao DSA podem levar as multas até 6% do volume de negócios anual global de uma empresa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.