Como perder $2 billions em 1 hora

Acaba de ser revelada a maior brecha de segurança do ano, que levou a americana Equifax a perder dois mil milhões de dólares em valor de capitalização bolsista no espaço de apenas uma hora.

Como perder $2 billions em 1 hora

Pior do que aceder indevidamente a novos dados médicos, só mesmo alguém aceder ilegitimamente ao rating pessoal de crédito, sobretudo para um cidadão americano. Foi o que aconteceu com 143 milhões de pessoas nos Estados Unidos, cujos dados relativos à rebostez da sua situação financeira passaram para as mãos de criminosos, juntando a isso os números de 209 milhões de cartões de crédito dos referidos cidadãos.

A Equifax é uma empresa especializada na análise de dados de crédito pessoal, e ocupa o terceiro lugar nos EUA neste tipo de atividade. Na passada 5º feira e após o encerramento dos mercados, viu-se obrigada a tornar público um ataque sofrido em meados de julho, onde os hackers exploraram uma vulnerabilidade do próprio website onde os cidadãos podem consultar o seu rating pessoal de crédito.

A quebra de segurança permitiu aos atacantes aceder a um conjunto de dados pessoais sensíveis, não sendo ainda claro se nesses dados consta o próprio rating pessoal, ou mesmo as suas componentes de cálculo.

Certo é que metade da população dos Estados Unidos tem agora, não só uma parte da sua informação pessoal exposta, como mais de 200 milhões de cartões de crédito associados.

O comunicado da emprensa foi emitido passada 5º feira – e, como é habitual nestes casos, após o fecho da bolsa. No after-hours e na 6º feira as percas em capitalização bolsista atingem os 13% do valor das acções, representando aproximadamente dois mil milhões de dólares de desvalorização da Equifax

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.