Chatbots: que impacto têm no serviço ao cliente?

Chatbots: que impacto têm no serviço ao cliente?

Nos últimos anos, a tecnologia veio revolucionar o atendimento ao cliente, assim como impôs novas formas de fazer negócios e de os gerir

O foco na experiência do cliente é uma das principais tendências para 2022 e é já, nos dias de hoje, um fator diferenciador para garantir o sucesso das marcas e aumentar a sua notoriedade no mercado.

Segundo a SalesForce, 80% dos clientes concordam que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto os seus produtos ou serviços. Assim, torna-se essencial que as empresas entendam as expectativas e as necessidades dos seus clientes e, para isso, acompanhar o processo de interação com a marca, em todas as fases, é imprescindível de forma a proporcionar a melhor e mais impactante experiência possível.

O consumidor está hoje claramente mais digital, informado e exige rapidez quando interage com as marcas. Seja através de um call center, das redes sociais ou do website, o consumidor quer ser tratado de forma única e ver as suas dúvidas, questões ou reclamações resolvidas de forma adequada e imediata. Como tal, o tempo de espera deve ser o mínimo possível e o tratamento deve ser personalizado, ágil e eficiente.

Assim, os chatbots surgem para dar respostas imediatas, eficazes e automatizadas, fazendo hoje parte da estratégia de atendimento ao cliente de muitas organizações. Além disso, economizam custos às empresas, criam uma experiência com o público mais agradável e impactam positivamente os consumidores, ajudando a aumentar a notoriedade da marca.

Estudos da Gartner preveem que, já este ano, cerca de 70% das interações das marcas com os clientes estarão ligadas a soluções como os chatbots. Com recurso à Inteligência Artificial, ao Machine Learning e ao Processamento de Linguagem Natural, a verdade é que os chatbots estão cada vez mais inteligentes e capazes, mas sobretudo com menos falhas de interação.

Sem envolvimento humano, estes assistentes virtuais munidos de inteligência artificial ajudam os clientes a agendar serviços, a encontrar determinado produto ou serviço, a fazer reservas, ou a avaliar a sua experiência, por exemplo, tornando o atendimento mais próximo e eficiente. Conseguem também responder a perguntas ambíguas, recomendações, aprender com o histórico das conversas e fazer análises preditivas baseadas em conversas em tempo real. Além disso, libertam os recursos humanos para tarefas mais complexas, facilitam o processo de compra, garantem um atendimento personalizado 24/7, maior interatividade, e são agora, em muitos casos, os responsáveis pelas primeiras interações com os visitantes do website.

Os consumidores estão cada vez mais habituados a interagir com as marcas por meio destas soluções inteligentes, pelo que a tendência será para continuar a evoluir no domínio da experiência do cliente.

Tratar cada cliente de forma individual e envolvente cria experiências verdadeiramente impactantes, que se traduzem em clientes mais fiéis e embaixadores da marca.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.