Segurança, gestão de IT e cloud são as prioridades do investimento em 2021

Inteligência artificial, machine learning e IoT são as tecnologias emergentes que se espera que sejam mais utilizadas este ano

Segurança, gestão de IT e cloud são as prioridades do investimento em 2021

Desde o início da crise COVID-19 que as organizações foram forçadas a repensar a sua atividade e a adaptarem-se a cenários imprevisíveis, obrigando-as a reconsiderar as suas prioridades tecnológicas. 

Segundo o relatório anual Global Tech Outlook 2021 da Red Hat,  21% dos profissionais de IT afirmam ter implementado os seus planos de transformação digital mais cedo do que o esperado, enquanto 6% reconheceu ter interrompido esses mesmos planos. Considerando as organizações que afirmam liderar o processo de transformação digital nos seus sectores (15%) e os que continuam a trabalhar nessa tranformação (29%), pode afirmar-se que 65% das organizações estão a progredir neste processo.

Por outro lado. 19% afirmam que estão a "emergir", ou seja, estão a começar a adotar novas tecnologias e processos de transformação, enquanto 5% "ainda não começou" e 4% não têm planos de transformação digital. Este último dado duplicou face ao ano anterior, que foi de apenas 2%.

Os inquiridos acreditam ainda que o sucesso da transformação digital nas empresas dependerá principalmente de uma maior colaboração entre os departamentos comercial e de IT (30%), bem como da transformação ou evolução cultural dentro do departamento de IT (27%). Outras das razões para alcançar este sucesso incluem a implementação de tecnologias e infraestruturas em cloud (28%), proporcionando aos utilizadores finais uma melhor experiência digital (27%), ou serviços de IT mais rápidos (27%).

Apesar da importância dada à mudança cultural para alcançar o tão desejado sucesso da transformação digital numa empresa, surgem outras prioridades como a inovação (23%), a segurança (19%), a experiência do utilizador (13%) poupança de custos (11%).

As empresas do setor dos serviços financeiros encontram-se numa fase de maior maturação no seu processo de transformação digital. No total, 75% estão a avançar neste processo, apresentando dez pontos percentuais acima da média.

Em contraste, bem abaixo da média estão as administrações públicas com 51% das organizações no processo de transformação digital.

Entre as principais prioridades de financiamento relacionadas com produtos ou soluções, os inquiridos identificaram a segurança (45%), a gestão de IT e cloud (39%), a infraestrutura em cloud (34%), a otimização do IT existente (29%) e a automatização (26%).

Os inquiridos identificaram várias estratégias em cloud, mas a mais reconhecida foi a cloud híbrida (27%), seguida daquela em que a cloud privada é uma prioridade (17%). Quase um quarto dos inquiridos está a preparar a sua estratégia de cloud.

Metade dos inquiridos está a considerar utilizar inteligência artificial e machine learning (AI/ML) durante 2021, mas estão cientes dos desafios que isso coloca.

No estudo, os inquiridos identificaram que a colaboração entre equipas é um desafio importante na produção de modelos de machine learning (28%), bem como na gestão de ferramentas e quadros de IA/ML (28%).

Espera-se ainda um crescimento da utilização de IoT (47%), intimamente relacionada com a IA/ML, uma vez que os dados utilizados por muitos modelos AI/ML provêm de sensores IoT.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.