Microsoft Portugal revela novos Lumia com Windows 10 e o Surface Pro 4

O Museu do Design e da Moda (MUDE) foi o cenário escolhido pela Microsoft para dar a conhecer o Surface Pro 4, já disponível no retalho, e os novos smartphones Lumia, os primeiros do mercado com Windows 10

Microsoft Portugal revela novos Lumia com Windows 10 e o Surface Pro 4

A Microsoft está empenhada em construir um verdadeiro ecossistema de dispositivos em torno do Windows 10, que em Portugal tem já uma quota de mercado de 18% e que deverá atingir a meta de um milhão de utilizadores antes de completar um ano de lançamento, de acordo com o que revelou Rita Santos, Windows and Surface Business Group Lead.

Apesar do Microsoft Surface Pro 4 ser a “estrela” da companhia, a maior revelação acabou por ser a demonstração do Windows 10 em versão mobile, que se revela agora ao mundo com os novos Lumia 950, 950 XL e 550, os primeiros do mercado a incluírem o novo SO e que estarão disponíveis em Portugal no dia 27 de novembro. De acordo com o que o IT Channel conseguiu apurar, a chegada da versão mobile do Windows 10 ao mercado está para breve.

 

Novo Microsoft Lumia 950, com Windows 10

O 950 e o 950 XL, os dois modelos premium, posicionam-se como dispositivos que podem funcionar do mesmo modo que um PC e redefinir a experiência de utilização de um smarthphone, não só pela sua capacidade de processamento (com processadores Qualcomm Snapdragon) mas sobretudo pelo Continuum, a ferramenta do Windows 10 que possibilita a uma experiência seamless do SO, adaptando-o a qualquer form factor. Tiago Antunes, gestor de produto da Lumia, demonstrou como é possível utilizar o smartphone para controlar o próprio PC através da ligação à Microsoft Display Dock.

Os novos Lumia incluem câmaras PureView de última geração, com sensores de 20 megapixels, flash natural LED triplo e captura de vídeo em 4K. Com preço a partir de 499,90€, os novos Microsoft Lumia 950 e 950 XL chegam ao mercado português a 27 de novembro, nos principais retalhistas (Auchan, Fnac, Media Markt, Rádio Popular, Staples, TPH e Worten).

Outra novidade é o Lumia 550, o smartphone mais económico com Windows 10, com o mais recente processador de quatro núcleos Qualcomm Snapdragon, disponível a partir de 7 de dezembro, por 139,90€.

 

Surface Pro 4 chega para redefenir a categoria dos dois-em-um

Um PC completo e não um tablet com teclado. Foi mais ou menos assim que Miguel Vicente, audience marketing manager da Microsoft, definiu o Surface Pro 4, já à venda no mercado português através de 12 retalhistas: Alientech, Box Jumbo, El Corte Inglés, Fnac, Globaldata, Media Markt, Novo Atalho, PC Diga, Phonehouse, Rádio Popular, Staples e Worten). “A Microsoft queria fazer algo que reinventasse a categoria”, apontou, referindo-se aos dois-em-um, ou híbridos, que têm tido nos Surface os seus principais embaixadores. André Cardoso, responsável pelo segmento de consumo, indicou que esta categoria representa 14% dos PCs vendidos.

Para provar que o Pro 4 é mais do que isso, e que pode bater-se sem problemas com um PC completo, também pelo Windows 10, a Microsoft demonstrou, na versão com Intel Core i5, que o novo dispositivo corre Photoshop e permite jogar Halo 5 (através da integração com a Xbox).

 

Surface Pro 4

O novo dispositivo tem 8,4 mm de espessura e inclui o Windows 10 Pro, alcançando 9 horas de bateria, segundo a Microsoft. Tem 12,3 polegadas e terá à disposição uma capa teclado também mais fina (comercializada à parte). A nova caneta tem 1024 pontos de pressão e o track pad mais 40 por cento de espaço.

O Pro 4 está disponível em versão Intel Core, Core i5 e Core i7 de 6ª geração, a partir de 1029 euros (sem acessórios).

A Microsoft afirma ter expandido o Canal de vendas do Surface, que agora abrange cinco mil revendedores em todos os mercados onde o equipamento é comercializado, com o objetivo de que "as empresas possam incorporar o Surface de forma mais rápida e fácil nos seus ambientes).

 

Surface Book sem data para chegar

João Couto, diretor-geral da Microsoft Portugal, antecipou a principal dúvida: para quando o Surface Book? Por agora “não há data”, indicando acreditar que chegará ao nosso mercado “rapidamente”. O responsável disse ainda que a Microsoft não pretende “desistir” dos Lumia (apesar da designação ter sido "apagada" dos dispositivos), estando a apostar em equipamentos que estão "na linha da frente" ao nível da inovação.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.