Inteligência artificial reage às mudanças no mundo

A inteligência artificial está a ter dificuldades em fazer previsões num ambiente cheio de mudanças, apontando para um problema fundamental na maneira como está a ser projetada

Inteligência artificial reage às mudanças no mundo

Desde à atitude em relação ao trabalho até à compreensão de como são os dois metros (de distância entre as pessoas), a pandemia do Coronavírus fez com que fosse repensada a maneira como vemos o mundo.

Mas, embora a adaptação à nova realidade tenha sido difícil, foi ainda mais difícil para os modelos de inteligência artificial (IA) de design restrito, que foram criados para ajudar as organizações a tomar decisões. Com base em dados que descreveram o mundo antes da crise, estes não vão fazer previsões corretas, apontando para um problema fundamental na maneira como a IA está a ser projetada.

David Cox, diretor da IBM do MIT-IBM Watson AI Lab, explica que a IA é particularmente problemática no caso dos chamados modelos “caixa preta”: algoritmos que não são visíveis ou compreensíveis para o utilizador. "É muito perigoso", refere Cox, acrescentado que "o modelo deve incorporar a estrutura do mundo, mas não há garantia de que vai continuar a funcionar se o mundo mudar.”

A crise da COVID-19, de acordo com David Cox, apenas ressalvou mais uma vez o que os especialistas em IA argumentam há décadas: que os algoritmos devem ser mais esclarecedores.

O que realmente precisa de ser feito é construir um modelo mais amplo da economia que reconheça a oferta e a procura, compreenda as cadeias de abastecimento e incorpore esse conhecimento. 

"Parte da razão pela qual é difícil confiar em modelos com inteligência artificial restrita prende-se com o facto de não terem uma estrutura. Se a tivessem, seria muito mais fácil para um modelo fornecer uma explicação acerca do porquê de tomar decisões. Estes modelos estão a enfrentar desafios", alerta.

É importante alterar esta situação, não apenas porque a tecnologia teria melhor desempenho e benefícios em termos de fiabilidade, mas também porque as empresas estariam muito menos relutantes em adotar a IA se confiassem nas suas ferramentas.

Enquanto 95% das empresas acreditam que a inteligência artificial é a chave para a sua vantagem competitiva, apenas 5% afirmam ter implementado extensivamente a tecnologia, explica David Cox.

Enquanto os números diferem de investigação para investigação, a conclusão é a mesma há algum tempo: existe uma lacuna significativa entre a promessa da IA e a sua realidade para as empresas. E parte do motivo pelo qual a indústria está a lutar para implementar a tecnologia resume-se a uma falta de entendimento da IA. 

Explicar a IA é um dos principais focos do trabalho de David Cox. O MIT-IBM Watson Lab, que co-dirige, é composto por cem cientistas de IA e está agora no seu terceiro ano de operação. O lema do laboratório, que aparece em primeiro lugar no seu site, é auto-explicativo: "ciência da IA para impacto no mundo real".

O foco do laboratório não está na "IA restrita", que é a tecnologia no seu formato limitado que a maioria das organizações conhece atualmente; em vez disso, os investigadores devem esforçar-se para "uma IA abrangente". Esta inteligência artificial pode aprender de maneira eficiente e flexível, em várias tarefas e fluxos de dados e, finalmente, possui um enorme potencial para as empresas. 

A única maneira de obter uma IA abrangente, explica Cox, é fazer a ponte entre investigação e indústria. A razão pela qual a IA, como muitas inovações, permanece obstinadamente presa no laboratório, prende-se pelo facto de os académicos por detrás da tecnologia terem dificuldades para identificar e responder às necessidades reais das empresas. A IA existe e é eficaz, mas ainda não foi projetada para os negócios

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.