IA impulsiona mudança de CapEx para OpEx

Relatório indica que a inteligência artificial está a impulsionar a mudança de CapEx para OpEx e os serviços vão substituir, cada vez mais, o investimento em equipamentos físicos

IA impulsiona mudança de CapEx para OpEx

A Equinix divulgou o seu relatório “Global Interconnection Index (GXI) 2024”, prevendo, nomeadamente, que, até 2026, 80% do investimento em nova infraestrutura digital empresarial seja operado por meio de modelos de subscrição.

O GXI 2024 antecipa que, para responder às exigências crescentes das tecnologias que usam dados de forma intensa, como a IA, 5G e edge computing, os decisores de TI estão, cada vez mais, a evitar a aquisição a longo prazo de equipamentos (como servidores, routers e armazenamento), em favor de modelos flexíveis baseados em subscrição.

Esta mudança de CapEx para OpEx começou com a adoção da multicloud, mas agora está a tornar-se a norma em toda a infraestrutura até ao edge, proporcionando maior agilidade na arquitetura da infraestrutura das empresas em todas as localizações, garantindo o acesso às tecnologias mais eficientes.

Os padrões da indústria mostraram que o processo tradicional de aquisição de hardware de TI próprio – quando esse não é o core business das empresas – está a tornar-se uma desvantagem competitiva”, afirmou Steve Madden, Vice-presidente de Digital Transformation & Segmentation da Equinix, em comunicado. “O ritmo de inovação do hardware está a aumentar (especialmente com as tecnologias de GPU), pressionando a relação preço-desempenho e a eficiência da infraestrutura. Globalmente, a transformação digital exige que as empresas se tornem mais ágeis, para melhor se adaptarem às mudanças dinâmicas. Os modelos de subscrição podem oferecer uma melhoria contínua e uma adoção mais fácil das novas tecnologias”.

O relatório também prevê que a largura de banda de interconexão global cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 34% a cinco anos, atingindo os 33.578 Tbps até 2026, que as organizações se estão a interligar a mais parceiros de negócio e no dobro das localizações e, ainda, que a infraestrutura edge registou a maior taxa de crescimento e deve expandir-se acima do dobro da taxa do core até 2026.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.