Branded Content

Future Of Work: Um olhar para o futuro do trabalho

Uma das principais características do ser humano é nosso desejo de estarmos juntos. Isso não mudará, apesar da pandemia ou dos avanços nas tecnologias de colaboração.

Future Of Work: Um olhar para o futuro do trabalho

As pessoas prosperam unidas, trabalhando em equipa e, no contexto dos negócios, o trabalho em equipa é a chave para o aumento da produtividade, do progresso e do sucesso. “Work is what you do, not a place you go”. Será assim que o futuro do trabalho terá que ser encarado. Focado na produtividade, nas pessoas e no trabalho de equipa, a tecnologia terá que ser o elemento que amplifique e facilite esta capacidade extraordinária do ser humano em colaborar.

O impacto na pandemia

Organizações de todas as dimensões tiveram de reagir com rapidez à situação sem precedentes em que nos encontramos. Chegou o momento de avaliar a eficácia desta ação, de avaliar a forma de reforçar o apoio ao trabalho à distância e de olhar para o futuro da forma como as empresas são geridas.

O futuro do trabalho será híbrido

Após um ano em que o coronavírus alterou o conceito de local de trabalho, em que milhões de trabalhadores trocaram viagens de negócios por webcams e escola virtual com os seus filhos, fazer previsões sobre o futuro do trabalho torna-se um exercício arriscado.

Com o plano de vacinação em marcha, muitas empresas começaram a imaginar o retorno ao escritório. Por outro lado, o trabalho remoto não vai desaparecer. As empresas estão a preparar-se para um modelo de trabalho híbrido, com alguns funcionários no escritório e outros a trabalhar a partir de casa.

Esta alteração, se for em grande escala, terá impacto em toda a economia subjacente, não só no imobiliário de escritório, mas também noutros setores como os transportes, restauração e rendas.

Se as autoestradas tornaram Portugal “mais pequeno” a internet tornou o mundo “mais pequeno”. Atualmente, é possível estar em Portugal e colaborar com alguém que está do outro lado do Atlântico, e até inclusive trabalhar para uma empresa de lá, sem pôr em causa os níveis de produtividade esperados. Algumas empresas, em particular as tecnológicas, estão atentas a esse fator, “You can recruit from anywhere. That is just great because the talent pool is way bigger”, Aaron Levie CEO of Box.

Liderança e gestão de equipas

Os funcionários que estão comprometidos com o seu trabalho são mais inovadores e têm mais iniciativa, são dados de uma pesquisa que conclui que 85% dos trabalhadores não estão comprometidos com o seu trabalho. Isso faz com que os empregadores tenham que reconsiderar a experiência de trabalho que criam para os seus colaboradores e torná-la mais envolvente e produtiva possível.

De acordo com a The Economist Intelligence Unit, nada influencia mais a experiência de um colaborador do que a qualidade da liderança. A experiência do colaborador terá que estar hoje, mais do que nunca, na agenda da administração.

O local de trabalho

Agora que as pessoas passaram meses a trabalhar a partir de casa é altura de repensar o local de trabalho. O open space pode ter os dias contados. O novo local de trabalho, segundo alguns arquitetos e designers de interiores, terá que ser focado na privacidade, mas ao mesmo tempo dar espaço para o trabalho de equipa. Deverá ser algo entre “cubículos privados” e espaços totalmente abertos designados de "zonas de equipa".

Deixarão de existir lugares fixos, espera-se que as pessoas venham ao escritório para realizar trabalhos de equipa, levando as conversas mais privadas para espaços mais pequenos ou para casa. Soluções de videoconferência e colaboração à distância terão um lugar de destaque no local de trabalho, de acordo com alguns estudos efetuados, 98% da reuniões vão ter pelo menos uma pessoa a assistir remotamente.

Reuniões e eventos

Se 2020 foi o ano em que a videoconferência se tornou popular, 2021 pode ser o ano em que esta se venha a tornar inteligente. Algumas das maiores plataformas vão começar a utilizar inteligência artificial para detetar certos gestos que os participantes fazem, irão disponibilizar assistentes virtuais que tiram notas e criam tarefas automaticamente, fazer transcrições e até disponibilizar legendas em vários idiomas.

Num futuro próximo, as reuniões virtuais terão ainda um nível de experiência superior. Graças a soluções de realidade aumentada ou realidade virtual. Quando esse dia chegar, crie o seu avatar, coloque os seus óculos de realidade virtual e entre na reunião.

O futuro do trabalho terá que estar centrado nas pessoas e em como elas se conectam com tecnologia de colaboração inteligente e segura. Terá que ter uma cultura inclusiva, aberta e flexível. Colaboradores comprometidos, motivados e um local de trabalho moderno, inteligente e potenciado por inteligência artificial.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Logicalis Portugal

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.