Equilíbrio entre recolha de dados de clientes e privacidade vai tornar-se mais desafiante em 2023

78% dos líderes revela que capacita os clientes de forma a gerirem os seus próprios dados e 42% admite que está a produzir mensagens individuais personalizadas para os clientes

Equilíbrio entre recolha de dados de clientes e privacidade vai tornar-se mais desafiante em 2023

Uma investigação da Gartner, que contou com a participação de quase 400 líderes de marketing, revelou que 60% dos líderes desta área acreditam que o equilíbrio entre a recolha de dados dos clientes e a troca de valor e privacidade vai tornar-se mais desafiante este ano.

A privacidade continua a ser um desafio para as empresas, apesar de 85% dos entrevistados terem implementado uma política formal de forma a gerenciarem os dados dos clientes.

Ainda no que toca aos dados, 78% dos líderes revela que capacita os clientes de forma a gerirem os seus próprios dados. 42% dos inquiridos admite que está a produzir mensagens individuais personalizadas para os clientes, uma forma de oferecer um serviço mais personalizado.

Reforço de dados primários dá frutos

Entre os entrevistados, mais de metade daqueles que priorizam o uso de dados primários revela que excedeu a sua expectativa na retenção de clientes.

Apesar de a ideia pré-existente apresentar as organizações com menos canais como as que conseguem tratar mais facilmente dos dados primários, esta investigação da Gartner vem provar o contrário: quase metade das organizações responsáveis pela gestão de 11 ou mais canais de marketing aumentaram a recolha de dados de clientes primários, em comparação com as empresas com 10 ou menos canais.

“A privacidade de dados é uma questão que não está a desaparecer, e é imperativo que os líderes de marketing digital criem estratégias que protejam os dados de que precisam, mantendo as necessidades dos clientes”, afirma Ant Duffin, investigador sénior de Marketing na Gartner.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.