Dois em cada cinco trabalhadores já não querem voltar ao modelo de trabalho normal

Uma investigação global da Kaspersky mostra que 74% dos colaboradores querem que os modelos de trabalho pré-pandemia sejam repensados, inspirando-se assim em culturas de trabalho mais ágeis, cómodas e humanas

Dois em cada cinco trabalhadores já não querem voltar ao modelo de trabalho normal

Grande parte dos colaboradores foram confrontados com o teletrabalho e os gestores de empresas precisam agora de se adaptar para permanecerem seguros e resilientes, enquanto os colaboradores estão a aproveitar este momento de mudança como uma oportunidade para reavaliar prioridades e planear um futuro em torno do seu próprio modelo de trabalho. 

Uma investigação global da Kaspersky realizada a oito mil colaboradores de PME de múltiplas indústrias revelou que quase três quartos dos colaboradores (74%) querem que os modelos de trabalho pré-pandemia sejam repensados.

Os colaboradores estão a repensar o “novo normal” e o futuro do mundo do trabalho, inspirando-se em culturas de trabalho mais ágeis, cómodas e humanas.

Dois em cada cinco trabalhadores (39%) já não querem voltar ao modelo de trabalho das 9 às 17 horas, um número que é ainda maior para aqueles com idades entre os 25-34 anos (44%), estando esta a revelar-se uma tendência crescente. Um número semelhante de colaboradores (34%) revela que gostaria de deixar de trabalhar no escritório e cerca de 32% quer acabar com a semana de trabalho de cinco dias.

A investigação permitiu também concluir que quase um terço (32%) dos colaboradores considera o teletrabalho como o terceiro maior benefício que a pandemia proporcionou. Passar tempo com a família (47%) e poupar dinheiro (41%) estão também entre os principais benefícios. De facto, a maioria das vantagens giram em torno da procura de novas oportunidades de enriquecimento pessoal fora do trabalho, uma vez que a preservação do equilíbrio entre a vida profissional e familiar está a tornar-se ainda mais importante.

No entanto, à medida que os colaboradores continuam a abraçar formas de trabalho mais inovadoras e flexíveis, é fundamental que as empresas aumentem e adaptem o apoio que prestam. Uma vez que mais de um terço (38%) da força de trabalho global procura ativamente mais apoio tecnológico por parte da sua organização quando trabalha à distância, a necessidade de fornecer as ferramentas e a tecnologia certas para manter as equipas produtivas, conectadas e seguras nunca foi tão grande.

Estamos perante um momento decisivo na nossa história e isto é profundamente enriquecedor. É evidente que a pandemia acelerou a transformação digital e a fusão das nossas vidas profissionais e pessoais. Os colaboradores estão a utilizar a tecnologia para construírem um novo futuro e estão ativamente a assumir a liderança no que toca à adoção de mudanças, com o objetivo de encontrarem maior liberdade e flexibilidade. As empresas têm agora a oportunidade para adaptarem e tornarem o modelo de trabalho mais produtivo, sustentável e flexível", afirma Alexander Moiseev, Chief Business Officer da Kaspersky.

Para ajudar as organizações a manterem os seus colaboradores a trabalhar de forma flexível e segura, a Kaspersky sugere as seguintes recomendações:

  • Ajudar os colaboradores a tornarem-se mais “ciberconscientes”. Quer estejam a trabalhar a partir de casa ou de outro local, o trabalho à distância inspira uma mudança completamente nova no comportamento e na mentalidade das equipas;
  • Aumentar o ciberconhecimento dos colaboradores – por exemplo, através da Plataforma de Sensibilização Automatizada de Segurança da Kaspersky;
  • Adotar medidas essenciais de proteção de dados para salvaguardar informações e dispositivos empresariais, incluindo a ativação da proteção por palavra-passe, a encriptação de dispositivos de trabalho e a garantia de backup de dados;
  • Apostar na segurança dentro e fora do escritório. Proteger os colaboradores no seu local de trabalho ou em viagem, independentemente do dispositivo que estejam a utilizar, é agora mais fácil do que nunca, através de soluções como a Kaspersky Endpoint Security Cloud.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.