Dell vai comprar EMC por 67$US bilions

Dell Inc. acabou de anunciar que chegou a acordo com a EMC para a sua aquisição, no que será a maior compra de sempre no mercado de tecnologia.

Dell vai comprar EMC por 67$US bilions

O valor galáctico da compra foi primeiro anunciado pela Bloomberg em 67 mil milhões de dólares, (algo como 59 mil milhões de euros) e confirmada mais tarde em comunicado da companhia.

Para ajudar a perspetivar este valor, ele equivale a 32% de todo o P.I.B. português, e é por larga margem, o maior valor numa aquisição de empresas do IT. 
A concretizar este negócio, a Dell ficará como um gigante de referência no mercado IT empresarial, aumentando o seu portfólio e competitividade num mercado onde a concorrência é cada vez mais dura. 

Este negócio será realizado parte em dinheiro e parte em troca de participações, torando a Dell a maior empresa tecnológica não cotada em bolsa (private company) do mundo.

Neste acordo aparentemente a identidade das empresas é mantida. 
A EMC é líder mundial em dispositivos de armazenamento, e dona da amior parte das acções da VMware, referência em virtualização, que se manterá cotada em bolsa. 
Por seu lado a Dell tem nos servidores e serviços de datacenter a sua principal força. 

A Dell, fundada em 1984, saiu do mercado de ações atreves de uma operação de aquisição do seu fundador Michael Dell num buyout em 2013 com o valor de 25 mil milhões de dólares. 

O acordo vai ajudar a Dell aumentar a sua visibilidade no mercado de Datacenters. 
A EMC teve 21 por cento do mercado de armazenamento no ano passado, cerca de duas vezes o que a Dell tinha.
Embora a Dell tenha vindo a superar alguns de seus concorrentes, a empresa está a sofrer com o abrandamento no que foi no passado o seu negócio core, o mercado de computadores pessoais. 

Mas a questão que mais importante que se coloca para os clientes empresariais é;  Maior é melhor ?

A Dell com a EMC vão se transformar num mega Vendor num anuncio a menos de 20 dias da Hewlett-Packard fazer o movimento exatamente oposto, dividir-se para ser mais competitiva e , de acordo com a CEO da HP, ir mais ao encontro das necessidades dos clientes.

Em comunicado aos parceiros nesta segunda-feira , Michael Dell afirma;

"We are bringing together Dell's strength in small-business and the mid-market with EMC's strength in large enterprises. Together, we can serve you better and fuel innovation across our end-to-end portfolio of solutions and across customer segments to generate significant cash flows. In fact, the expected revenue synergies of our combination are three times the cost synergies. This union is all about opportunity, growth and innovation for us and for you. We will be positioned to meet our obligations and continue to invest for the long term success of your organization."

Numa call conference com investidores, o atual CEO da EMC, Joe Tucci, afirmou que este "merge" é a melhor forma de posicionar a EMC para o futuro, o que confirma que para já a intenção é manter a identidade do fabricante de armazenamento e virtualização.


 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.