Comissário europeu vai encontrar-se com fabricantes de chips

Thierry Breton, comissário da União Europeia para a indústria, vai encontrar-se com representantes da Intel e da TSMC por causa dos problemas na produção de chips

Comissário europeu vai encontrar-se com fabricantes de chips

O comissário da indústria da União Europeia, Thierry Breton, irá reunir-se com o CEO da Intel, Pat Gelsinger, e um executivo de topo da TSMC durante esta semana, enquanto a UE procura ter um novo controlo na cadeia de valor de semicondutores.

As reuniões acontecem durante a escassez de chips, induzida pelas condições caóticas do mercado durante a pandemia de COVID-19, que forçou os fabricantes de automóveis a interromper a produção em fábricas na Europa e em todo o mundo.

Breton disse que vai se encontrar com Gelsinger, que assumiu o cargo de presidente-executivo da Intel em fevereiro, em Bruxelas na sexta-feira, e terá uma videochamada com Maria Marced, presidente da TSMC Europe, no mesmo dia.

O comissário explicou que a UE está a procurar aumentar a sua “autonomia” enquanto mantém a sua posição na cadeia de abastecimento global. Sob um plano industrial, a UE está a procurar aumentar a sua capacidade de fabricação de chips enquanto também constrói "pontes com parceiros internacionais - mas connosco a conduzir", explicou Breton à Reuters.

O comissário quer persuadir um grande fabricante de chips, como Intel ou TSMC, a instalar uma fábrica na União Europeia como parte da estratégia Digital Compass. Esta estratégia visa duplicar a participação da Europa na produção global de semicondutores para 20% até 2030, bem como trazer a produção dos chips mais avançados produzidos apenas por empresas como Intel, Samsung e TSMC.

O plano está em total contraste com a atual escassez que expôs a dependência da Europa em chips feitos na Ásia.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.