Apple vai lutar contra ordem tributária de 13 mil milhões de euros

A Apple deverá lançar um desafio legal à ordem da Comissão Europeia que obrigou a gigante tecnológica a pagar 13 mil milhões de euros em impostos irlandeses

Apple vai lutar contra ordem tributária de 13 mil milhões de euros
 

Luxemburgo, país do segundo tribunal mais importante da União Europeia, deverá receber uma comitiva da Apple para contestar uma decisão da Comissão Europeia que obriga a empresa ao pagamento de 14,4 mil milhões de dólares, o equivalente a 13 milhões de euros. É mais um exemplo da repressão da UE aos casos que considera tratarem-se de evasão fiscal por parte de multinacionais.

Em 2016, a Comissão Europeia decidiu que as regras fiscais da Irlanda vigentes entre 1991 e 2007 causaram uma redução artificial da carga tributária da Apple e consideram a carga fiscal da Apple “ajuda estatal ilegal”, daí o valor pedido em contribuições tributárias à empresa americana, clarifica a agência Reuters.

A Apple deve agora argumentar que seguiu as leis tributárias da Irlanda e dos EUA e que a maior parte de seus impostos é devida aos Estados Unidos.

A Irlanda, que acusou a Comissão de exceder seus poderes e interferir na soberania nacional dos membros da UE sobre questões fiscais, também está contra a decisão da UE.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.