Alinhamento do motor de receitas começa com orientação para o cliente

De acordo com a Forrester, a transformação cultural e organizacional que provém de um alinhamento do motor de receitas impacta o marketing, as vendas e o sucesso dos clientes

Alinhamento do motor de receitas começa com orientação para o cliente

Em 2019, a Forrester previu que as capacidades alinhadas do motor de receitas iriam proporcionar melhores experiências aos compradores e clientes. Desta forma, as organizações alcançariam impactos no marketing, nas vendas e no sucesso dos clientes

De acordo com Laura Cross, VP Principal Analyst da Forrester, uma organização focada nos clientes requer um motor de receitas otimizado, que maximiza a experiência do comprador e, dessa forma, o potencial comercial da organização. Foca os recursos na eficiência e valor do comprador, impulsionando o crescimento e uma melhor posição do negócio no mercado. Para que tal aconteça, a Forrester explica que é necessário alinhar os processos e sistemas das equipas de produto, vendas e marketing.

Assim, o alinhamento dos motores de receita representa uma total transformação organizacional e cultural. Para o efeito, os líderes deverão conectar e integrar os planos operacionais, tornando-se agentes de mudança e orientando a organização.

Em primeiro lugar, a seu cargo está a definição do motor de receitas e do âmbito da iniciativa de alinhamento. Segundo a analista da Forrester, o processo começa por obter clareza quanto às diferenças entre motor de receitas – a combinação de pessoas, processos e sistemas que convertem as expectativas dos clientes e maximizam o seu valor –, planeamento de receitas – processo anual que estabelece metas nos vários segmentos, rotas para o mercado e funções de motor de receita –, e operações de receitas – o alinhamento estratégico, operacional e organizacional dos recursos de operações no âmbito do marketing, vendas e envolvimento do cliente, que impulsionam o motor de receitas.

Em segundo lugar, os decisores deverão definir a direção do planeamento de receitas alinhado. Durante a primeira fase do processo, as estratégias de crescimento fiscal são identificadas e priorizadas e os objetivos iniciais definidos. O alinhamento dos negócios inclui a estratégia corporative e objetivos, go-to-market e rotas para o mercado 

As operações de receita servem como agente de mudança para impulsionar a ligação funcional entre vendas, produto e marketing, funções que em conjunto criam o plano de produção de receitas que detalha os compromissos fiscais e responsabilidades para todas as funções de receita.

Finalmente, cabe aos líderes “executar prontidão – uma peça crítica para um alinhamento, integração e otimização duradouros”. Os passos de alinhamento de execução de prontidão segundo a Forrester são orçamentos funcionais, inventário de tecnologia, auditorias de dados e insights para informar as funções e permitir ações preditivas e prescritivas no sentido de alcançar metas de receitas, processos de apoio às várias fases, habilitação para garantir as competências necessárias, medição das receitas com KPI partilhados, governação e socialização e opções de design organizacional para contratar e reter talento.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.