China estará a preparar investigação antitrust à Google

Em causa estará a utilização dominante do sistema operativo Android para reprimir a sua concorrência

China estará a preparar investigação antitrust à Google

Com base nas declarações de duas pessoas familiares com o tema, a Reuters avança que a China está a preparar uma investigação antitrust à Google sob as alegações de que a empresa norte-americana utilizou a posição dominante do seu sistema operativo Android para reprimir a sua concorrência.

Segundo a agência noticiosa, a investigação terá sido proposta pela Huawei no último ano e foi submetida pelo regulador do mercado ao comité antritrust. A decisão se irá avançar com uma investigação formal poderá chegar já em outubro e pode ser afetada pela relação entre a China e os Estados Unidos.

A eventual investigação chega depois de uma série de ações por parte do governo norte-americano contra tecnológicas chinesas, com o caso mais notável a ser a Huawei, que cita riscos para a segurança nacional dos Estados Unidos para impedir negócios com uma série de empresas da China.

As acusações chinesas deverão apontar que a posição de mercado da Google pode causar “dano extremo” às empresas chinesas, como a Huawei, ao mesmo tempo que perder o apoio do sistema operativo Android pode levar a uma perda de confiança e receitas.

Contactados pela Reuters, nem a Google, nem a Huawei, nem a administração estatal chinesa para a regulação do mercado se encontraram disponíveis para comentar a notícia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.