Branded Content

Um mundo mais híbrido, seguro e sustentável

As novas formas de trabalho - Após um longo período de restrições e teletrabalho forçado, a sociedade experimenta agora alguma liberdade de movimentos. Neste mundo mais global, tecnológico e colaborativo, a forma de trabalhar está em acelerada mudança

Um mundo mais híbrido, seguro e sustentável

Assistimos a uma evolução deste teletrabalho em formas de trabalho mais híbridas, caracterizadas pelo facto das empresas darem autonomia para os seus profissionais escolherem como e onde trabalham.

As pessoas experimentaram novos modelos de trabalho, novos modelos de relação entre a vida profissional e pessoal, conduzindo à criação de novas expectativas e exigências.

Num plano social, estas novas formas de trabalhar, podem ser um facilitador da descentralização do trabalho das cidades, o acesso às oportunidades, e educação.

Para as empresas, esta transformação cria também novas oportunidades. Foi o teletrabalho, que permitiu à maioria das empresas continuarem a operar, provando ser uma poderosa ferramenta de resiliência - o trabalho híbrido é continuidade de negócio.

Cibersegurança

O trabalho híbrido cria uma superfície de ataque enorme, e os próprios utilizadores alteraram os seus comportamentos de trabalho na pandemia. Num estudo recente da HP, concluímos que estão a correr mais riscos comparado com o ambiente de escritório tradicional, 30% dos inquiridos disse permitir que alguém em sua casa usasse com frequência o seu PC empresarial para outras tarefas, isto apesar de estar referenciado nas políticas da empresa para não o fazerem.

Estima-se que mais de 70% dos incidentes em cibersegurança tenham origem em algum tipo de endpoint. Qualquer computador pessoal, é um moderno dispositivo de IoT, com avançadas capacidades de captura, processamento, armazenamento, e distribuição de dados. Muitos destes dados podem ser sensíveis ou mesmo confidenciais, e alguns podem até estar regulados por leis.

Na HP respondemos a estes desafios através do The Wolf Security. Sistemas avançados de segurança e gestão integrados nos nossos computadores, capacidade de detetar, proteger e se necessário recuperar.

Estamos a integrar sistemas de defesa do próprio firmware, os sistemas de defesa tradicionais não operam a este nível. Defesas contra malwares baseadas em deep Learning, e sistemas que permitem navegação em web segura, proteção contra código malicioso, phishing e até downloads de ficheiros.

Adicionamos também recuperação do sistema operativo, armazenando uma cópia da imagem original ou mesmo corporativa num chip isolado e seguro, em caso de necessidade o próprio utilizador pode recuperar o seu posto de trabalho em menos de 5 minutos, em qualquer lugar do mundo.

Apostamos também em elevar a privacidade, através de sistemas de proteção de webcam e privacidade da área de trabalho, o utilizador pode com o clicar de tecla, desativar a webcam, ou ativar um filtro eletrónico que garante a defesa contra o Visual Hacking.

Para gerir os dispositivos neste ambiente, torna-se importante evoluir as próprias capacidades de gestão integradas dos mesmos. Construímos os nossos computadores com o conceito de Design for Manageability, conferindo capacidades avançadas que permitem a qualquer software de gestão controlar e realizar uma série de tarefas remotas com eficiência e segurança. Os próprios computadores podem ter soluções de telemetria, com capacidade preditiva de falhas, inventário e mesmo Compliance.

Sustentabilidade

Estima-se que mais de 1.3 milhares de milhões de pessoas tenham algum tipo de computador pessoal. A produção e a utilização destes dispositivos nesta escala podem impactar de forma negativa vários domínios da sustentabilidade. A evolução das necessidades e tecnologia configuram um ciclo de vida na maioria dos casos curto, colocando uma elevada pressão na gestão destes resíduos.

Na HP, estamos a transformar a forma como concebemos, produzimos, entregamos e reutilizamos os nossos computadores, de forma a impulsionar o progresso na direção de uma economia mais eficiente, circular e de baixo carbono. Estamos a desassociar a produção do consumo de recursos naturais, tornamos os nossos produtos mais eficientes no consumo, duráveis e reparáveis.

Através do HP Planet Partner, temos programas para empresas e particulares, programas que garantem a correta reciclagem dos produtos, podendo em alguns contextos haver uma emissão de um documento com esses benefícios.

Como parte ativa deste ecossistema, todos nós devemos contribuir para a mitigação de muitos destes problemas. A compra com responsabilidade deve ser hoje, um critério crucial na avaliação e escolha de um computador. Para o planeta os computadores não são todos iguais.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela HP

Tags
HP

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.