Os cinco principais fatores de desgaste no setor financeiro

Salários baixos, falta de oportunidades de carreira e má gestão levam os trabalhadores da função financeira a abandonar as suas empresas

Os cinco principais fatores de desgaste no setor financeiro

Um inquérito recente da Gartner – que contou com a participação de 462 funcionários financeiros que mudaram de empregador nos últimos anos – revelou que a insatisfação com os salários, as oportunidades de carreira e a gestão gera o desgaste dos trabalhadores em funções financeiras, dificultando a atração e retenção de talentos pela parte dos CFO e líderes financeiros.

“Os CFOs classificam consistentemente os desafios de talentos como uma das suas principais preocupações”, refere Shannon Cole, Senior Director Analyst da área de Finanças da Gartner. “Embora a remuneração seja o principal fator de desgaste para os funcionários financeiros, e possa ser difícil para os CFOs mudar isso, há certamente uma oportunidade de retardar o desgaste na função, abordando as inadequações na forma como as suas equipas são geridas”.

No segundo trimestre de 2023, o principal fator de desgaste dos funcionários do setor financeiro continuou a ser a remuneração. Seguiram-se respetivamente as futuras oportunidades de carreira, o respeito, a gestão de pessoas e a qualidade de gestão.

Remuneração à parte, a Gartner acredita que os líderes financeiros conseguem impactar os restantes quatro fatores de desgaste num futuro mais imediato. Desta forma, os especialistas da consultora partilham as suas recomendações para ajudar a orientar a liderança do setor financeiro.


Futuras oportunidades de carreira 

De acordo com a Gartner, nos últimos cinco trimestres, as poucas oportunidades de emprego abertas ou disponíveis foram o fator mencionado com mais frequência pelos funcionários financeiros que abandonaram a sua empresa devido à insatisfação com futuras oportunidades de carreira.

Em menor grau, os colaboradores que saíram das suas empresas não estavam satisfeitos porque os planos de carreira não eram claros ou adequados, não receberam oportunidades de progressão atempadas ou foram preteridos para promoção, revela a investigação da Gartner.

“Para satisfazer as suas ambições de transformação, os líderes financeiros precisam de muitos mais talentos com conhecimentos digitais do que conseguem contratar e, ao mesmo tempo, provavelmente têm um grupo de funcionários descomprometidos à procura de melhores oportunidades: proporcionando aprendizagem no trabalho que aumente as competências digitais da função poderia gerar benefícios múltiplos e mútuos”, recomenda Cole.


Respeito

A perceção de falta de respeito é o terceiro motivo mais frequentemente mencionado pelo talento financeiro para abandonar uma organização, segundo o inquérito da Gartner.

“Os funcionários financeiros valorizam muito os sentimentos de respeito no local de trabalho, provavelmente influenciados pela cultura e profissão de contabilidade pública”, explica a Senior Director Analyst da consultora. “Os contabilistas são dedicados ao seu dever, o que demonstram ao trabalhar horas extras e fins de semana quando necessário para cumprir os prazos de apresentação de relatórios. Quando esses funcionários não se sentem respeitados dentro de suas empresas, isso torna-se rapidamente um forte fator de desgaste”.


Qualidade de managers e gestão de pessoas

Por fim, a satisfação com a reputação da organização no que diz respeito à gestão de pessoas, a par das experiências em primeira mão dos funcionários com a qualidade dos managers, perfazem também a lista dos cinco principais fatores de desgaste dos trabalhadores da área financeira.

Cole considera que “as principais insatisfações são que os managers não comunicam suficientemente bem, há uma aparente falta de interesse dos managers no seu desenvolvimento e uma falta de padrões e objetivos de desempenho precisos”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.