39% das organizações utilizam IA na função financeira

Tendo em conta que 39% dos líderes financeiros recorrem a IA, a Gartner identifica três características das organizações financeiras mais bem-sucedidas que utilizam esta tecnologia

39% das organizações utilizam IA na função financeira

De acordo com um inquérito realizado pela Gartner, 39% de 133 líderes financeiros inquiridos utilizam inteligência artificial (IA) ou machine learning (ML) nas suas funções, enquanto 29% afirmam que está nos seus planos adotar estas tecnologias.

“As organizações financeiras avançadas de IA mais bem-sucedidas adotam e evangelizam a IA no nível C-suite e incorporam equipas de ciência de dados diretamente nos departamentos financeiros, evitando a dependência de terceiros”, explica Mark D. McDonald, Senior Director Analyst da Gartner Finance Practice. “Apenas quando os funcionários adotam a IA como um colega de trabalho, em vez de uma ameaça aos seus empregos, é que as organizações veem a maior probabilidade e magnitude de sucesso”.

Com o objetivo de ajudar os CFO e líderes financeiros a compreender melhor esta tendência, os especialistas da Gartner identificam três características das organizações financeiras mais bem-sucedidas que recorrem atualmente à tecnologia de IA:

  1. Os resultados transformadores levam tempo: é possível usufruir dos benefícios a curto prazo da IA através de soluções simples ou adquiridas; no entanto, o valor transformador da IA no setor das finanças necessita de um nível de maturidade superior e que leva tempo a ser construído;
  2. A ciência de dados representa um novo papel nas finanças: antes percecionadas como um quadro de funcionários arriscado, atualmente as equipas financeiras modernas recorrem a cientistas de dados, quer utilizem IA ou não;
  3. A aceitação é importante para o sucesso da IA: as organizações com um alto nível de aceitação de IA relatam um alto nível de sucesso. É necessária a adesão de proprietários de processos experientes para a construção de processos orientados por IA que emulem as suas decisões e ações.

“Esses três fatores bastante simples têm impacto nas taxas de sucesso da IA nas funções financeiras”, acrescenta McDonald. “Coloque os cientistas de dados perto dos processos e das pessoas que treinarão a IA, certifique-se de que essas pessoas entendem que a IA pode facilitar o seu trabalho e dê-lhes o tempo necessário para produzir resultados transformadores”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.