Liderar com gratidão no setor financeiro pode melhorar o envolvimento da equipa

Os líderes financeiros devem liderar com gratidão para combater a baixa intenção de permanecer na organização dos funcionários, diz a Gartner

Liderar com gratidão no setor financeiro pode melhorar o envolvimento da equipa

Segundo a Gartner, os funcionários do setor financeiro tendem a exibir uma baixa intenção de permanecer na organização, bem como níveis de esforço discricionário abaixo da média em toda a empresa. Desta forma, os líderes financeiros que lidam com baixos níveis de envolvimento dos funcionários devem compreender como a adoção de um modelo de liderança assente na gratidão pode melhorar a situação, diz a consultora. 

“O envolvimento dos funcionários do departamento financeiro tende a ficar abaixo das médias de toda a empresa, sugerindo que as táticas usadas pelos líderes financeiros para impulsionar o envolvimento não foram totalmente bem-sucedidas”, afirma Shannon Cole, senior director analyst, research, da Gartner Finance. “Os baixos níveis de envolvimento provavelmente colocarão em risco as prioridades do CFO que exigem a capacidade de mudança dos funcionários financeiros”.

“Os líderes financeiros que enfrentam problemas com o envolvimento da equipa devem saber que liderar com gratidão é uma forma muitas vezes esquecida de melhorar o envolvimento”, sublinha Rob O’Donohue, vice president analyst da Gartner. “Melhor ainda: está inteiramente nas mãos deles: não são necessárias novas aprovações ou orçamento”.

Neste sentido, a Gartner considera que os líderes do setor das finanças devem abordar as questões de envolvimento dos colaboradores, promovendo uma cultura de gratidão nas suas funções.

“No entanto, nem todas as práticas de gratidão funcionam”, aponta O’Donohue. “Haverá benefícios limitados como um exercício de seleção, e quando a gratidão é dada sem ser específica ou sincera, pode ser vista como inautêntica e tende a ter um impacto negativo na moral”.

Uma “Atitude de Gratidão” bem-sucedida, explica a consultora, deve assentar em ações de gratidão entre os pares, pela parte dos líderes financeiros. Um exemplo é dedicar os primeiros cinco a dez minutos de cada reunião da equipa à apreciação de cada funcionário. Os líderes devem/podem ser os primeiros neste exercício, mas “o verdadeiro poder surge quando os membros da equipa agradecem uns aos outros pelo apoio que receberam recentemente”, frisa a Gartner.

Neste sentido, a Gartner recomenda que os líderes financeiros podem ajustar a abordagem das metas SMART ao agradecer aos seus colaboradores por possuírem qualidades como:

  • Específico (em inglês “Smart”): a qualidade que o colaborador trouxe para a organização, como humor ou feedback honesto;
  • Mensurável (em inglês “Measurable”): trabalhar horas extraordinárias, finalizar mais tickets, escrever um código extra, corrigir mais bugs;
  • Ativo (em inglês “Active”): fazê-lo pessoalmente ou por videochamada;
  • Relevante (em inglês “Relevant”): explicar o impacto no sucesso do grupo ou da equipa e de que forma contribuiu para manter uma boa cultura;
  • Oportuno (em inglês “Timely”): fazê-lo imediatamente ou assim que possível.
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