De acordo com os relatórios da WTW, a maioria dos processos atuais carece de clareza e eficácia, com apenas 39% a corresponderem às expectativas de feedback dos colaboradores
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A WTW constatou que quase metade das organizações acredita que a otimização da gestão do desempenho aumentaria significativamente a produtividade, estimando um ganho de 10% se o processo fosse aperfeiçoado. Esta conclusão está detalhada nos relatórios “Performance Management and Pay for Performance Virtual Focus Groups”. Contudo, o estudo aponta que a maioria dos programas atuais carece de clareza e eficácia. Apesar de os empregadores saberem que os colaboradores esperam feedback regular e avaliações justas, apenas 39% das organizações consideram que o seu processo é eficaz a corresponder a estas expectativas. O problema é exacerbado pela fraca capacidade dos gestores: só 20% das empresas consideram que os seus líderes são eficazes a fornecer orientação e feedback honesto. Para combater estas falhas, as empresas estão a aumentar a adoção de novas práticas: mais de um terço (37%) das organizações já utiliza a Inteligência Artificial (IA) na gestão de desempenho, maioritariamente no estabelecimento de objetivos (44%) e planos de desenvolvimento (40%). Adicionalmente, mais de metade (54%) das organizações incorporou competências no processo, principalmente nas áreas de aprendizagem e desenvolvimento (78%). Matt Kamensky, Diretor Sénior de Experiência dos Colaboradores da WTW, conclui que “ao adotar a IA, integrar competências, simplificar as avaliações e garantir práticas de remuneração justas, as empresas podem colher recompensas significativas em termos de produtividade e envolvimento dos colaboradores”. |