Empresas defendem que melhorar a gestão do desempenho aumentaria a produtividade

De acordo com os relatórios da WTW, a maioria dos processos atuais carece de clareza e eficácia, com apenas 39% a corresponderem às expectativas de feedback dos colaboradores

Empresas defendem que melhorar a gestão do desempenho aumentaria a produtividade

A WTW constatou que quase metade das organizações acredita que a otimização da gestão do desempenho aumentaria significativamente a produtividade, estimando um ganho de 10% se o processo fosse aperfeiçoado. Esta conclusão está detalhada nos relatórios “Performance Management and Pay for Performance Virtual Focus Groups”.

Contudo, o estudo aponta que a maioria dos programas atuais carece de clareza e eficácia. Apesar de os empregadores saberem que os colaboradores esperam feedback regular e avaliações justas, apenas 39% das organizações consideram que o seu processo é eficaz a corresponder a estas expectativas. O problema é exacerbado pela fraca capacidade dos gestores: só 20% das empresas consideram que os seus líderes são eficazes a fornecer orientação e feedback honesto.

Para combater estas falhas, as empresas estão a aumentar a adoção de novas práticas: mais de um terço (37%) das organizações já utiliza a Inteligência Artificial (IA) na gestão de desempenho, maioritariamente no estabelecimento de objetivos (44%) e planos de desenvolvimento (40%). Adicionalmente, mais de metade (54%) das organizações incorporou competências no processo, principalmente nas áreas de aprendizagem e desenvolvimento (78%).

Matt Kamensky, Diretor Sénior de Experiência dos Colaboradores da WTW, conclui que “ao adotar a IA, integrar competências, simplificar as avaliações e garantir práticas de remuneração justas, as empresas podem colher recompensas significativas em termos de produtividade e envolvimento dos colaboradores”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.