Dicas para tirar o máximo partido do tempo dos colaboradores no escritório

Com o trabalho remoto e híbrido a serem normas, é o papel dos gestores e managers garantir o equilíbrio entre a administração da organização e a necessidade de flexibilidade dos colaboradores

Dicas para tirar o máximo partido do tempo dos colaboradores no escritório

Num mundo laboral altamente moldado pelo remoto e a flexibilidade, cabe aos líderes equilibrar a administração da organização com a necessidade de flexibilidade dos colaboradores. Foi neste contexto que a Microsoft lançou uma série de dicas de como tirar o máximo partido do tempo dos colaboradores no escritório

Segundo a empresa, para não afetar a produtividade, a criatividade, a inovação e o bem-estar nas empresas, é essencial fortalecer as relações entre os membros das equipas ao passar tempo juntos no mesmo local. Nesse sentido, os gestores poderão implementar iniciativas e ações presenciais com oradores importantes enquanto oportunidades de desenvolvimento profissional e criar hábitos presenciais que liguem pessoas e equipas, como um almoço semanal ou uma atividade anual.

Para os managers, a Microsoft aconselha que assegurem o equilíbrio entre o planeamento e o brainstorming presenciais com atividades que criam confiança e encorajam a colaboração – como um escape room ou uma aula de culinária. Já os colaboradores, poderão agilizar com os gestores e colegas os deadlines e reuniões não urgentes, de modo a focarem-se na ligação e colaboração.

Num segundo ponto, a empresa explica que as conexões das pessoas fora das redes habituais acabam, muitas vezes, por se perder à distância, pelo que o tempo no escritório é o mais indicado para reforçar este tipo de relações. Assim, os gestores poderão agendar eventos presenciais regularmente, incluindo diferentes equipas e departamentos e investir em ferramentas para ajudar a identificar padrões de colaboração em toda a organização.

Os managers poderão potenciar ligações um por um para ajudar os colaboradores a desenvolver um plano de network, e os colaboradores reconstruir ligações com a abordagem “mais cinco” – cada vez que fizerem um novo contacto, pedir uma lista de mais cinco pessoas que consideram que devem conhecer.

Em terceiro lugar, a Microsoft acredita que é importante reconectar as pessoas à missão e cultura da organização. Com o local de trabalho a ser a personificação física da cultura da empresa, é particularmente importante que os novos colaboradores o vivenciem em primeira mão.Neste âmbito, os gestores podem redesenhar os espaços de reunião para otimizar o local de trabalho para uma colaboração híbrida, os managers devem incentir um “re-onboard” das novas contratações que surgiram durante a pandemia – especialmente os colaboradores em regime remoto ou novos elementos da equipa – proporcionando visitas a pequenos grupos, além de oportunidades para ligações informais. Já os colaboradores deverão reservar tempo para explorar o escritório por si próprio e reunir-se com os especialistas no local.

Adicionalmente, a Microsoft reitera que as conversas mais sensíveis podem beneficiar do facto de estarem fisicamente no mesmo espaço. Um inquérito de 2021 realizado pela Glint e LinkedIn Market Research mostrou que 48% dos colaboradores preferem dar ou receber feedback pessoalmente. Assim, os gestores poderão personalizar os métodos de obtenção de feedback – um colaborador pode prosperar com contactos frequentes e formais enquanto outro pode preferir uma reunião durante o almoço.

Por seu lado, os managers poderão incentivar encontros presenciais, como um momento para discutir o desenvolvimento da carreira, dinâmica de equipa e bem-estar pessoal. No caso dos colaboradores, a Microsoft aconselha que aproveitem o tempo com os gestores e managers para fazer perguntas e partilhar desafios que gostaria de experimentar e que deem prioridade aos encontros presenciais para assuntos ou áreas sensíveis para os quais necessite de mais contexto.

Mais, o brainstorming híbrido é útil, mas a clássica sessão de whiteboarding de forma livre beneficia do imediatismo de estarem juntos pessoalmente, de acordo com a Microsoft. Aqui, os gestores podem promover sessões de um dia inteiro para toda a equipa partilhar ideias, oportunidades e potenciais obstáculos, os managers sessões de brainstorming em que as decisões a tomar não são apenas sobre necessidades individuais, mas sobre todo o grupo, e os colaboradores deverão estar preparados e concentrados e garantir que as outras tarefas e prazos não são uma distração durante a sessão.

Além destas iniciativas, é, também, segundo a Microsoft, fundamental existir uma comunicação aberta entre os gestores e os colaboradores. Adicionalmente à necessidade de perceber qual o modelo de trabalho mais adequado à organização e aos colaboradores, importa perceber o porquê das reticências do regresso, ainda que faseado, ao local de trabalho: 

Estudos indicam que os colaboradores querem um maior controlo sobre como, quando e onde trabalham, por questões como as deslocações que podem ser stressantes e demoradas, ou sentirem-se mais concentrados em casa. Assim, os gestores precisam de construir uma cultura onde as pessoas queiram, por vontade própria, estar fisicamente presentes, e ser claros sobre o porquê de serem necessários no escritório. 

Manter horários flexíveis que permitam evitar o horário de maior congestionamento, oferecer descontos nos transportes públicos ou, inclusivamente, incentivar a partilhar carro, enquanto forma de ajudar a reduzir a pegada de carbono e criar laços, ou relembrar que a deslocação ao escritório pode desempenhar um papel positivo no equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal são algumas dicas da Microsoft para os gestores e managers. 

A empresa acrescenta, ainda, a necessidade de equipar o escritório com pequenas salas de concentração e dar aos colaboradores a autonomia sobre o seu horário para que possam planear melhor o dia de trabalho.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 39 Setembro 2022

IT INSIGHT Nº 39 Setembro 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.