As tendências e o futuro da programação

Com o mundo da programação a sofrer uma mudança de paradigma, há várias tendências e desafios a ganhar terreno

As tendências e o futuro da programação

O universo da programação está a sofrer uma mudança de paradigma, impulsionado por tendências de mercado que prometem remodelar o setor empresarial nos próximos cinco anos. Na linha da frente desta transformação está a adoção acelerada de plataformas no-code, que vai redefinir a forma como as médias e grandes empresas abordam o desenvolvimento de software, a Inteligência Artificial e machine learning, e outros fatores que asseguram três pontos vitais para as empresas: agilidade, eficiência e inovação, segundo indica a Masterlink.

A forte presença das plataformas no-code nas tendências da programação é inquestionável, pelas importantes vantagens competitivas que oferece: aumenta a capacidade de resposta às exigências do mercado, reduz os estrangulamentos de desenvolvimento e permite pipelines de entrega contínua mais simplificados”, refere Nuno Rosa, Diretor de Marketing e Operações na Masterlink, em comunicado.“Temos um crescente número de empresas a recorrer à Plataforma Masterlink para otimizar, simplificar e agilizar as mais distintas áreas de negócios e, muito importante, para criarem soluções à medida e escaláveis que permitem assegurar a melhor gestão de todos os processos. E o facto de empresas privadas e públicas, com negócios totalmente distintos, nos procurarem para estas soluções, mostra que a tecnologia no-code tem o potencial de transformar por completo o universo de desenvolvimento”.

1. Ascensão das plataformas no-code

As plataformas no-code emergem como o elemento central do futuro da programação, ao oferecerem uma abordagem revolucionária ao desenvolvimento de software. Por permitirem que profissionais sem competências de programação criem soluções à medida, completas e eficientes, as plataformas no-code reduzem os prazos de desenvolvimento, promovem a agilidade, a inovação e a eficiência operacional nas organizações, e reduzem custos. Para além disto, esta democratização do processo de desenvolvimento reduz a dependência das equipas tradicionais de IT, e resolve um dos maiores desafios dos últimos anos – a atração e retenção de talento especializado.

2. Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma tendência comum a todas as áreas atualmente, e neste domínio empresarial, está diretamente ligada ao futuro da programação. As ferramentas orientadas para a IA estão a simplificar os processos de desenvolvimento, a trazer mais inteligência aos negócios, a automatizar tarefas repetitivas e melhorando a eficiência geral. Desde sugestões de preenchimento de código, a testes automatizados, a IA está a remodelar a forma como as empresas abordam o desenvolvimento de software. No setor empresarial, a simbiose entre a IA e as plataformas no-code facilita a criação rápida de aplicações personalizadas, permitindo que as empresas aproveitem o poder da analítica de dados, da modelação preditiva e de outras capacidades avançadas. A integração da IA aumenta a adaptabilidade destas plataformas, permitindo-lhes evoluir a par das necessidades empresariais, tornando-se assim fundamentais para impulsionar a eficiência, a tomada de decisões estratégicas e a competitividade global no panorama empresarial.

3. Cloud híbrida e microsserviços

O futuro mostra um aumento da programação adaptada a ambientes hybrid cloud, que permite a integração perfeita entre soluções locais e cloud. Esta flexibilidade aumenta a escalabilidade, a segurança e a otimização de recursos. As plataformas no-code e low-code, pela sua versatilidade, irão potenciar o desenvolvimento multiplataforma, permitindo que as empresas atinjam audiências mais vastas sem esforço. O futuro da programação para as empresas está também a assistir a uma mudança de paradigma para a arquitetura de microsserviços. A divisão das aplicações em componentes mais pequenos e independentes permite uma maior flexibilidade, escalabilidade e facilidade de manutenção. Esta abordagem arquitetónica alinha-se com a procura de soluções modulares e adaptáveis no ambiente empresarial.

4. DevOps

A sinergia entre desenvolvimento e operações, encapsulada nas práticas de DevOps, está a ganhar destaque. As empresas estão a integrar metodologias DevOps nos seus fluxos de trabalho de programação para melhorar a colaboração, encurtar os ciclos de desenvolvimento e garantir um pipeline de entrega contínuo e fiável. Este contexto aumenta a exigência por dois pontos chave:  ambientes colaborativos e de desenvolvimento e implementação de aplicações mais ágeis. 

Neste campo, as tecnologias no-code e low code ganham relevância por quebrarem silos dentro das organizações. Os utilizadores, profissionais de TI e demais stakeholders podem colaborar eficazmente no processo de desenvolvimento, com comunicação melhorada, estrangulamentos reduzidos e melhores resultados. Por outro lado, permitem que as organizações respondam rapidamente às mudanças do mercado, simplificando o ciclo de vida do desenvolvimento de aplicações. A prototipagem rápida, o desenvolvimento iterativo e a implantação imediata tornam-se possíveis sem comprometer a qualidade.

5. Segurança e conformidade

O futuro da programação exige uma abordagem proactiva, com a integração de medidas de segurança em todas as fases do ciclo de desenvolvimento, assegurando que as aplicações estão protegidas contra vulnerabilidades, desde o início do processo de desenvolvimento. Por outro lado, a integração de considerações de conformidade nos fluxos de trabalho de programação não só protege contra sanções regulamentares, como também cultiva uma cultura de práticas responsáveis e éticas. No futuro, a capacidade de integrar perfeitamente a segurança e a conformidade na programação será apenas uma necessidade legal, mas também uma vantagem competitiva, garantindo a integridade dos sistemas e o sucesso sustentado das empresas num cenário digital cada vez mais regulamentado.

6. Agilidade e competitividade potencias pela personalização

As aplicações personalizadas, concebidas com precisão para requisitos empresariais individuais, estão a tornar-se a norma. Esta personalização garante um match perfeito entre as soluções de software e os objetivos e desafios únicos de cada empresa. As tecnologias no-code e low-code permitem esta criação de soluções à medida de forma mais simples, rápida e sem a dependência de equipas externas ou altamente qualificadas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.