Tecnologias Human by Design vão redefinir os líderes

Estudo indica que a inteligência artificial e outras tecnologias vão ampliar o potencial das pessoas e das organizações para alcançar novas fronteiras de desempenho nos negócios

Tecnologias Human by Design vão redefinir os líderes

Um novo estudo da Accenture conclui que o mundo está a meio de uma imensa mudança tecnológica, à medida que a IA e outras tecnologias disruptivas se tornam “Human by Design” – muito mais semelhantes aos humanos e intuitivas para as pessoas usarem – e inauguram uma nova era de produtividade e criatividade sem precedentes.

O estudo sugere ainda que, à medida que as tecnologias centradas no ser humano integram capacidades ainda maiores, são mais fáceis de interagir e tornam-se ainda mais presentes em todos os aspetos das nossas vidas, estamos a caminhar para um mundo onde a tecnologia que nos rodeia se tornará mais omnipresente, mas também mais invisível.

A Accenture, no estudo Technology Vision 2024: “Human by Design: Como a IA liberta o próximo nível de potencial humano” explora como após anos de inovação exponencial, a tecnologia — especialmente a IA generativa — se está a tornar mais humana na sua natureza. E à medida que a tecnologia evolui para se centrar mais no ser humano, gera capacidades substancialmente maiores para que as pessoas ampliem o seu potencial e reinventem os negócios tal como os conhecemos. De acordo com o estudo da Accenture, a IA generativa tem o potencial de impactar 44% de todas as horas de trabalho nas atividades económicas, permitir melhorias de produtividade em 900 tipos diferentes de empregos e criar entre seis e oito biliões de dólares em valor económico global.

À medida que a IA, a computação espacial e as tecnologias de sensibilidade corporal evoluem até um ponto em que a tecnologia parece imitar as capacidades humanas e ser invisível, o que acabaremos por ver são as pessoas – dotadas com novas capacidades para realizar coisas que antes consideravam impossíveis”, afirmou, em comunicado, Paul Daugherty, chief technology and innovation officer da Accenture. “Esta importante mudança sísmica na forma como as pessoas trabalham, vivem e aprendem irá acelerar uma onda de mudanças sem precedentes em todos os setores, desde o comércio e entretenimento até à medicina e à indústria transformadora. As organizações que estão agora a desenvolver esforços para reinventar os seus negócios e formas de trabalhar utilizando tecnologias ‘Human by Design’ irão redefinir o que significa ser um líder setorial”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.