Governo apresenta primeira estratégia para territórios inteligentes

Sob o lema “transformar dados em ações”, a iniciativa conta com um investimento de 60 milhões de euros do PRR e visa facilitar a vida das pessoas e das empresas através dos dados

Governo apresenta primeira estratégia para territórios inteligentes

O Governo apresenta esta segunda-feira a primeira Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI), que tem como mote “transformar dados em ação”. A iniciativa é um referencial para facilitar a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território assente na inovação e na transparência.

De acordo com um comunicado, a ENTI tem um investimento de 60 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Além disto, a iniciativa conta com a participação ativa de autarquias, comissões de coordenação e desenvolvimento regional, comunidades intermunicipais, e várias entidades, incluindo empresas das áreas das tecnologias e das telecomunicações, instituições de ensino superior e organismos integrados no sistema nacional de ciência e tecnologia.

O instrumento de política pública vem impulsionar a implementação de 16 iniciativas estratégicas e 31 recomendações locais. Através de soluções tecnológicas, estas permitem proceder à antecipação, gestão e planeamento das necessidades de cada território, abrangendo áreas urbanas e rurais e comprometendo-se com a promoção da igualdade territorial.

A ENTI atua nos domínios da governança, sociedade, mobilidade, ambiente, qualidade de vida e economia. As várias ações que a constituem focam-se na gestão inteligente de recursos essenciais, como a água, a mobilidade, ou a energia, entre outros, visando garantir a sua alocação eficiente e otimizar o funcionamento das cidades, zonas rurais, florestais, áreas de proteção e comunidades em geral.

Entre os objetivos da Estratégia está a cooperação entre autarquias, empresas e academia, procurando promover a criação de sinergias e iniciativas, assim como capacitar e preparar a comunidade para enfrentar desafios futuros.

Segundo o comunicado, a criação da Plataforma de Dados Portugal, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa, desempenhará um papel fundamental na mudança da gestão, integração, partilha e análise de dados, algo subjacente à ENTI.

“A relevância da apresentação da primeira Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes reflete-se num conjunto de orientações para acelerar a transformação dos municípios e posicionar Portugal como uma nação digital”, afirma Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa. “Esta estratégia procura contribuir para uma tomada de decisão pública mais fundamentada, baseada em evidências e alavancar uma gestão ainda mais inteligente de recursos essenciais dos territórios”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.