Primeiro sistema de carregamento universal para autocarros elétricos desenvolvido em Portugal

A Hamburger Hochbahn AG, operadora de transportes públicos de Hamburgo, Alemanha, tem três novos autocarros elétricos em serviço na linha 109, conhecida pela linha da inovação. Os autocarros elétricos serão carregados pelas mesmas estações de carregamento que alimentam os híbridos-elétricos plug-in

Primeiro sistema de carregamento universal para autocarros elétricos desenvolvido em Portugal

A Siemens é a responsável pela infraestrutura de carregamento para autocarros elétricos, que garante a interoperabilidade para veículos de diferentes fabricantes. Cada um dos dois terminais desta linha está equipado com duas estações de carregamento, com uma capacidade de 300 kW cada. As estações conseguem fornecer aos autocarros energia suficiente para garantir a circulação durante todo o dia utilizando o tempo de embarque e desembarque dos passageiros nas paragens, uma vez que cada carregamento demora apenas cerca de seis minutos.

“Neste projeto a Siemens foi responsável tanto pela infraestrutura de carregamento como pela tecnologia associada a bordo do veículo, tendo sido o Centro de Competência para a área dos autocarros elétricos, da Siemens Portugal, o responsável pelo desenvolvimento e instalação destes componentes”, explica Manuel Nunes, diretor da divisão Mobility da Siemens em Portugal.

O controlador instalado é capaz de recolher e processar toda a informação relevante do veículo, utilizando depois comunicação wireless para enviar os dados para o carregador, sendo assim responsável por todas as decisões relevantes que são tomadas relativamente ao procedimento de carga. O processo de carregamento cumpre os standards internacionais CEI 61851 e ISO 15118, que constituem a base para sistemas de carregamento de autocarros elétricos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.