Oslo poupará até 105 milhões de euros com autocarros elétricos

Até 2020 está prevista a substituição dos atuais autocarros movidos a diesel por modelos elétricos, em Oslo, na Noruega, o que permitirá à cidade poupar até cerca de 105 milhões de euros

Oslo poupará até 105 milhões de euros com autocarros elétricos

Antes de 2020, todos os autocarros de Oslo têm de deixar de utilizar combustíveis fósseis. Para alcançar este objetivo, os atuais autocarros a diesel devem ser substituídos por autocarros elétricos ou alimentados por biocombustíveis. Uma mudança que, segundo um estudo da Siemens em parceria com a Volvo, permitirá ao município poupar até cerca de 105 milhões de euros.

Este estudo analisou 64 carreiras de autocarros no centro urbano de Oslo que, em conjunto, operam um total de 460 veículos. As conclusões mostram que, ao optar por um autocarro híbrido para estas carreiras, a capital da Noruega poderá economizar mais de 78 milhões de euros em dez anos, em relação aos atuais autocarros de propulsão diesel. E face aos autocarros alimentados a bioetanol, a poupança poderá chegar mesmo a cerca de 105 milhões de euros.

"Embora os autocarros elétricos sejam atualmente mais caros, a longo prazo serão um investimento muito mais rentável. A principal razão é que a eletricidade é uma fonte de energia muito mais económica do que o gasóleo e do que todos os tipos de biocombustíveis. Além disso, com o mesmo nível de energia, um motor elétrico permite uma viagem três a quatro vezes mais longa do que um motor de combustão", refere Lars Andersen, da Siemens Noruega.

Em relação ao carregamento destes autocarros, este pode ser efetuado de duas formas: ou a bateria do autocarro é carregada de forma a durar um dia inteiro de serviço e é recarregada durante o período em que o veículo está parado ou, em alternativa, podem ser utilizados conjuntos de baterias mais pequenos que são carregados durante o dia através de estações de carregamento rápido, instaladas nas paragens de autocarro. A Volvo está empenhada em apostar neste conceito.

"O carregamento rápido nas paragens de autocarro é financeiramente mais favorável, uma vez que a mesma estação de carregamento serve para vários autocarros com um tempo de carregamento de apenas alguns minutos. Autocarros que são recarregados com frequência não precisam de conjuntos de baterias grandes. Por outras palavras, este é um conceito que garante estarmos a transportar mais passageiros e menos baterias", indica Svenn-Åge Løkken, diretor de marketing da Volvo Buses.

Esta tecnologia de carregamento já existe e é utilizada diariamente em linhas de autocarro de outras grandes cidades como Estocolmo, Gotemburgo e Hamburgo. A partir do outono de 2016, a Volvo irá iniciar a produção em massa de autocarros elétricos, o que significa que estarão disponíveis já no início de 2017.

O tempo de carregamento varia de acordo com a duração da carreira, mas situar-se-á entre oito a dez minutos.

E-BUS em Portugal

A Siemens Portugal, através da divisão Mobility, está reconhecida como centro de competência para os projetos mundiais de eBus (autocarros elétricos) pela Siemens AG.
Atualmente existe já o exemplo da conversão de um APRON Bus (autocarro que faz o transporte de passageiros nos aeroportos entre o terminal e o avião), que passou de uma versão movida a diesel para uma 100% elétrica.

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