PayPal apresenta ferramentas para impulsionar o comércio de IA com agência

O PayPal revelou um novo conjunto de ferramentas para fornecedores com o objetivo de liderar a transição para o comércio de IA com agência, integrando inteligência artificial em experiências de compra automatizadas e personalizadas

PayPal apresenta ferramentas para impulsionar o comércio de IA com agência

A PayPal anunciou o lançamento de um conjunto de ferramentas para programadores que permitem desenvolver experiências de comércio baseadas em Inteligência Artificial (IA) com agência. O objetivo é capacitar agentes de inteligência artificial para realizar operações como pagamentos, gestão de faturas ou rastreamento de encomendas de forma autónoma, mantendo a segurança e privacidade dos consumidores.

O conceito de comércio com agência – uma nova vertente do comércio digital – assenta em agentes de IA capazes de agir de forma independente para executar tarefas em nome dos utilizadores ou das empresas. Segundo Alex Chriss, presidente e CEO da PayPal, esta abordagem representa “a próxima era do comércio”, e a empresa está a trabalhar “com velocidade” e com os principais atores do setor da IA para explorar novas oportunidades.

As ferramentas, anunciadas durante o evento Dev Days, incluem o primeiro servidor MCP remoto da indústria e o Agent Toolkit, um conjunto modular de componentes que facilita a integração com a infraestrutura da PayPal. Estes recursos estão a ser apresentados no evento Dev Days, onde a tecnológica norte-americana reúne empresas como Google Cloud, Microsoft, Amazon Web Services (AWS) e Anthropic para demonstrações de experiências de comércio conduzidas por IA.

No evento, que conta com a participação de empresas como Google Cloud, Microsoft, Amazon Web Services (AWS) e Anthropic, são apresentadas várias experiências de comércio conduzidas por IA. Entre as demonstrações em destaque está o AI Shopping Companion, desenvolvido em parceria com o Google Cloud, que combina o protocolo Agent to Agent (A2A) com a tecnologia Gemini para proporcionar experiências de compra personalizadas em conversas. A AWS revela como criar vitrinas digitais a partir da digitalização de produtos físicos, enquanto a Microsoft explora novas formas de descoberta de produtos através da IA do Azure.

A empresa considera que estas ferramentas podem transformar o desenvolvimento comercial, permitindo que agentes de IA interajam diretamente com a plataforma PayPal para gerir pagamentos, stocks, envios, reembolsos e recomendações. “Este é apenas o começo de como o PayPal está a moldar o futuro do comércio com soluções orientadas por IA”, afirmou Srini Venkatesan, CTO da empresa.

A PayPal sublinha ainda que a confiança será um elemento-chave para a adoção deste novo modelo. Com base na sua rede global e na capacidade de verificar comerciantes, a empresa afirma estar bem posicionada para oferecer experiências seguras. A verificação através de códigos de uso único (OTP) continuará a ser necessária para concluir compras realizadas por agentes de IA, garantindo a legitimidade das transações.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 55 Maio 2025

IT INSIGHT Nº 55 Maio 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.