Novo centro da Outsystems, em Lisboa, vai aliar IA ao desenvolvimento de software

Situado em Lisboa, o novo centro faz parte do Projeto Turing, que pretende aliar Inteligência Artificial e Machine Learning para transformar o atual ciclo de desenvolvimento de software

Novo centro da Outsystems, em Lisboa, vai aliar IA ao desenvolvimento de software

Denominada Projeto Turing graças a Alan Turing, matemático, considerado o ‘pai’ da ciência de computação e da inteligência artificial, este novo centro pretende explorar a forma como a IA e o ML podem transformar o desenvolvimento de software na próxima década.

Como parte do projeto, a OutSystems irá alocar 20% dos seus recursos totais de R&D a este desafio, bem como estabelecer parcerias com peritos da indústria, líderes tecnológicos e universidades para aliar pesquisa e inovação ao campo da IA/ML.

“A nossa visão para o Projeto Turing conjuga-se na perfeição com as ideias que tínhamos em mente, há 17 anos, quando lançámos a OutSystems: reduzir a complexidade do desenvolvimento e da mudança a nível de software empresarial. Está no nosso ADN. Graças à inteligência artificial, temos agora o potencial necessário para transformar o ciclo de vida de todo o software, em que assistentes com base em IA auxiliam todas as etapas de produção desde a conceção de novas aplicações (a arquitetura certa e experiências do consumidor) à análise do valor de negócio e o respetivo impacto na organização”, comenta Paulo Rosado, fundador e CEO da OutSystems.

O novo Centro de Excelência irá focar-se, para já, em três grandes projetos: desenvolver novos assistentes de IA para acelerar o desenvolvimento de aplicações, fornecendo os modelos de melhores práticas, componentes e widgets durante a conceção da aplicação. Estes Assistentes IA ajudarão os programadores a serem mais eficientes e a tornarem-se um exemplo para os seus pares em programação.

Além disso, o centro focar-se-á na criação Analistas com base em IA que diminuirão os custos de manutenção das aplicações. Ao analisarem a estrutura de aplicações complexas antes da sua implementação, estes analistas conseguirão prever determinadas questões e monitorizar padrões de uso em tempo real, recomendando melhorias. O desenvolvimento de sistemas com base em IA será também um dos grandes focos. Estes serão responsáveis por gerar, de forma automática, recomendações de novas características para novas aplicações com base em grandes conjuntos de dados de utilização, reporting de erros, feedback do consumidor, taxas de adoção e métricas de negócio.

“Enquanto líderes no desenvolvimento de plataformas low-code durante mais de uma década, temos uma das maiores bases de dados do mundo de aplicações de produção”, afirma Nuno Antunes, vice-presidente de Engenharia da OutSystems. “Tal como a plataforma Watson da IBM usa um volume massivo de dados médicos da clínica Mayo para melhorar a vida dos pacientes, nós estamos numa posição única para alavancar IA/ML e big data, identificar as melhores práticas e criar assistentes especializados, que no futuro ajudarão significativamente os nossos clientes".

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.