“Neste momento estamos na linha da frente na gestão de capital humano”

A portuguesa Milestone está a alavancar os dados para a gestão de recursos humanos, através de uma solução de analítica avançada - a HXM Analytics - que permite identificar os níveis de descontentamento ou felicidade dos colaboradores e as suas necessidades

“Neste momento estamos na linha da frente na gestão de capital humano”

É profusa a discussão em torno do descontentamento dos profissionais, que levaram a inúmeras demissões em período pandémico. A tendência ficou conhecida como Great Reshuffle, inicialmente designada por The Great Resignation, e veio agravar a lacuna de talento. O recente 2022 Global Digital Skills Index da Salesforce, por exemplo, indica que 94% dos profissionais ficaria mais tempo nas empresas se investissem no seu desenvolvimento. O movimento originou, na sua maior parte, da insatisfação dos funcionários para com as condições oferecidas no pico de um período tão disruptivo.

Tendo em vista prever e antecipar o estado de espírito dos colaboradores e o seu grau de satisfação, a portuguesa Milestone desenvolveu uma solução de analítica avançada de dados que recorre a Inteligência Artificial (IA) e machine learning – a HXM Analytics. A solução permite prever a saída de profissionais, as suas necessidades, o descontentamento ou problemas de motivação dos recursos humanos. Além disso, ajuda os gestores a desenhar propostas e benefícios personalizados, ou seja, à medida de cada perfil de colaborador, permitindo o acesso a indicadores de felicidade, envolvimento e desenvolvimento de cada elemento da organização. 

Segundo Jorge Afonso, Manager de Analítica Avançada da Milestone, a solução “transforma todos os dados em informação útil e segmentada para a tomada de decisões, independentemente do estágio de gestão do talento – desde a atração à retenção”. Assim, a capacidade preditiva da ferramenta permite “identificar os melhores recursos para cada cargo, os designados top talent, os comportamentos que podem comprometer o desenvolvimento e felicidade dos colaborados e que pedem uma intervenção direta dos recursos humanos e, em último caso, o risco de saída”, acrescenta.

Ao fornecer insights sobre os diferentes estágios de evolução profissional dos colaboradores, os gestores podem “agir em conformidade e em antecipação”. Neste aspeto, o Manager de Analítica Avançada da Milestone considera que a solução torna o decisor num “super decisor”, uma vez, mais do que dados, passa a ter informação útil sobre cada pessoa. “É aqui que a analítica de dados faz toda a diferença”, nota.

A ferramenta assenta em três pilares “fundamentais numa boa gestão desta experiência humana na organização”. Em primeiro lugar, a “aquisição da pessoa certa para o lugar certo, no momento certo, através da identificação do perfil correto (competência, experiências profissionais e pessoais, estágio de vida, gostos, entre outros) mais ajustado à função, empresa equipa e cultura”, afirma Jorge Afonso.

Por outro lado, requer o “desenvolvimento desse talento, com foco nos objetivos e com base numa boa experiência, permanente feedback e formação ajustadas”. Finalmente, assenta na “retenção através de processos e ferramentas de compensação, reconhecimento e identificação de top talents, baseado em factos em tempo real”, explica o representante da Milestone.

A solução foi recentemente lançada e prevê a sua utilização num perfil de empresas com mais de cem colaboradores, com necessidade de os líderes das equipas terem uma visão mais abrangente dos colaboradores, com uma taxa de rotatividade elevada e referentes custos também elevados, e que quer reter os seus colaboradores, explica Jorge Afonso.

Mais, enquadra-se numa empresa que quer “antever índices de felicidade e de envolvimento emocional perante a empresa” e pretende “sinalizar os colaboradores com um bom potencial de desenvolvimento, efetuar uma planificação de desenvolvimento de colaboradores através de formação, coaching, atualizações, bem como o plano de carreiras”. Jorge Afonso enumera, ainda, que as empresas que querem identificar as competências e atributos dos talentos podem beneficiar da solução, que permite, ainda, a “transformação dos dados da organização em informação e conhecimento” e proporciona uma “visão holística das suas pessoas”.

Por agora, a Milestone ainda está a abordar o mercado e a apresentar a solução à rede de clientes da marca, e já existem alguns projetos em curso, mas Jorge Afonso comenta que ainda não pode avançar com nomes e exemplos de implementação. Todavia, o cliente número um da solução foi a própria Milestone, que já a utiliza há algum tempo e tem indicadores e casos reais sobre a eficácia da solução na gestão de RH.

Testámos esta solução com os nossos colaboradores e já estamos a retirar os proveitos da sua utilização. Conseguimos otimizar a retenção dos nossos talentos, alocar os recursos certos às pessoas certas e com potencial de desenvolvimento, identificar possíveis pontos de conflito e desenhar uma estratégia de RH mais ajustada a cada pessoa”, reflete o Manager de Analítica Avançada da Milestone.

Jorge Afonso completa, dizendo que, inclusivamente, “no decorrer no ano passado, a solução sinalizou dois dos nossos colaboradores com um risco elevado de saída da empresa, ambos jovens talentos, identificados como top talents. Através da visão integrada que a solução nos permite ter, percebemos que o principal motivador deste talentos era o desafio. Conseguimos agir de forma atempada, retendo estes talentos com uma solução de mobilidade interna”.

Assim, com base nos dados e numa visão holística da organização, a solução pretende “desenvolver ações e ajustar práticas” que evitem o descontentamento agravado dos colaboradores, levando à sua saída. Jorge Afonso conclui: “sendo a retenção um ponto chave para nós, esta informação tem sido valiosa para nos apoiar a tomar decisões e alinhar os processos de gestão de talento. Neste momento estamos na linha da frente na gestão de capital humano”.

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