Ministério das Finanças adota formato UBL 2.1 para contratos públicos

Portugal vai adotar o formato UBL 2.1 para a faturação eletrónica, à semelhança do que já fazem a maioria dos países da União Europeia e América Latina

Ministério das Finanças adota formato UBL 2.1 para contratos públicos

Portugal vai adotar o formato UBL 2.1 (Univeral Business Language) para a faturação eletrónica nos termos da ISO/IEC19845:2015. Este é o formato já utilizado pela maioria dos países da UE e da América Latina no contexto da faturação eletrónica, que passará a ser obrigatória em Portugal no dia 1 de janeiro de 2019 no âmbito dos contratos públicos a nível nacional.

A partir desta data, Portugal fará parte dos países europeus que já estabeleceram a obrigatoriedade da faturação eletrónica no contexto das relações B2G, e entre os quais se contam: a Dinamarca, a Suécia, a Finlândia, a Áustria, a Itália, a Eslovénia, a Espanha, a Croácia, a República Checa, a Lituânia, a Bélgica, a Estónia, a França e a Holanda.

Na reta final do processo de adoção obrigatória, o Ministério das Finanças elegeu o formato UBL 2.1 para Portugal. Esta decisão decorre da Diretiva Europeia 2014/55/EU, considerada o primeiro grande marco da massificação da utilização da fatura eletrónica na Europa. De acordo com esta mesma Diretiva, a partir do dia 18 de abril de 2019 a faturação eletrónica, no contexto do relacionamento das empresas com as Administrações Públicas europeias, passará a estar sujeita a um formato único obrigatório.

Tudo indica que o passo seguinte ao da obrigatoriedade da faturação eletrónica na contratação pública a nível nacional em Portugal será a do alargamento desta obrigação para o B2B e, como tal, a transação das faturas eletrónicas entre as empresas portuguesas e as empresas europeias. A Itália e a Espanha, já definiram o contexto legislativo para a obrigação do B2B. A nova etapa da implementação da faturação eletrónica deverá desenvolver-se gradualmente todos os países do mercado comum europeu.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.