Investimento em infraestruturas de IA vai disparar para 758 mil milhões de dólares até 2029

O crescimento do mercado é dominado por investimentos em servidores, com forte preferência por aceleradores e sustentado sobretudo por ambientes cloud

Investimento em infraestruturas de IA vai disparar para 758 mil milhões de dólares até 2029

O mercado global de infraestruturas de Inteligência Artificial (IA) está a caminho de um crescimento sem precedentes, com as despesas globais a atingirem os 758 mil milhões de dólares até 2029, segundo o mais recente relatório Worldwide Quarterly Artificial Intelligence Infrastructure Tracker da IDC.

A forte aceleração no investimento é notória: as empresas aumentaram os seus gastos com infraestruturas de hardware de computação e armazenamento para implementações de IA em 116% no segundo trimestre de 2025, em comparação com o período homólogo, alcançando um total de 82 mil milhões de dólares. Este crescimento tem sido impulsionado sobretudo pelos investimentos em servidores e pela adoção de ambientes cloud.

O crescimento é maioritariamente sustentado por investimentos em ambientes partilhados e na cloud, que representaram 84,1% do total das despesas de IA no segundo trimestre de 2025. Os hyperscalers, fornecedores de serviços de cloud e fornecedores de serviços digitais destacam-se como os maiores contribuintes para estas despesas.

Os servidores foram o principal motor do mercado, totalizando 98% do gasto total com IA e registando um crescimento homólogo de 173,2%. A preferência recai claramente sobre os servidores com acelerador integrado, que representaram 91,8% do gasto total, com a IDC a projetar que esta categoria ultrapasse 95% do gasto total com infraestrutura de servidores de IA até 2029, crescendo a uma taxa composta anual de 42% em cinco anos.

Esta projeção ascendente, que substitui uma anterior expectativa de desaceleração, deve-se a uma reavaliação da forte procura por servidores com GPU e outros aceleradores nos EUA, com o aumento dos investimentos de IA a prolongar-se até ao final de 2026.

Lidice Fernandez, vice-presidente do grupo Worldwide Enterprise Infrastructure Trackers da IDC, reforça esta possibilidade: “Existe uma possibilidade concreta de que mais investimentos relacionados com a IA sejam anunciados nos próximos anos, o que irá ampliar e prolongar a atual fase de implementação em massa de servidores acelerados até 2026 e mesmo mais além”.

Os gastos com armazenamento em infraestruturas de IA também cresceram 20,5% face ao ano anterior no segundo trimestre de 2025, impulsionados pela necessidade de gerir vastos conjuntos de dados para treino de modelos, bem como para armazenamento de checkpoints e repositórios de dados nas fases de inferência. Cerca de 48% deste gasto com armazenamento provém de implementações na cloud.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.