Inteligência artificial melhora deteção de cancro

A inteligência artificial da Google está a melhorar as suas capacidades e, segundo investigadores britânicos e norte-americanos, já é tão boa quanto os especialistas a detetar cancro da mama

Inteligência artificial melhora deteção de cancro

Um sistema de Inteligência Artificial (IA) da Google mostrou-se tão bom quanto radiologistas especializados na deteção de que mulheres tinham cancro da mama com base em exames de mamografia e mostrou-se promissor na redução de erros, indicaram investigadores nos Estados Unidos e na Reino Unido.

O estudo, publicado na revista Nature, é o mais recente a mostrar que a IA tem o potencial de melhorar a precisão da deteção do cancro de mama, que afeta uma em cada oito mulheres em todo o mundo.

Os radiologistas não encontram cerca de 20% dos cancros da mama nas mamografias, afirma a American Cancer Society, e metade de todas as mulheres que fazem os exames durante um período de dez anos tem um resultado falso positivo.

As descobertas do estudo, desenvolvido com a unidade inteligência artificial DeepMind da Alphabet, empresa mãe da Google, que se fundiu com o Google Health em setembro, representam um grande avanço no potencial de deteção precoce do cancro da mama.

A equipa, que incluiu investigadores do Imperial College de Londres e do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, treinou o sistema para identificar cancro de mama em dezenas de milhares de mamografias.

Depois, compararam o desempenho do sistema com os resultados reais de um conjunto de 25.856 mamografias no Reino Unido e 3.097 dos Estados Unidos.

O estudo mostrou que o sistema de IA pode identificar cancro com um grau de precisão semelhante aos radiologistas especialistas, enquanto reduz o número de resultados positivos falsos em 5,7% no grupo dos EUA e em 1,2% no grupo britânico.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.