IBM lança a plataforma para promover próxima geração de modelos fundacionais

Watsonx, da IBM, é uma nova plataforma a ser lançada para modelos fundacionais e IA generativa, oferecendo um estúdio, armazenamento de dados e ferramentas de governança

IBM lança a plataforma para promover próxima geração de modelos fundacionais

IBM, na sua conferência anual Think, acaba de anunciar o lançamento do IBM Watsonx, uma nova plataforma de IA e dados que permitirá às empresas escalar e acelerar o impacto da IA mais avançada com dados confiáveis. Hoje, as empresas que recorrem à IA precisam de ter acesso a um stack tecnológico completo que lhes permita treinar, ajustar e implementar modelos de IA, incluindo modelos fundacionais e capacidades de Machine learning, em toda a sua organização com dados de confiança, velocidade e governança - tudo num só lugar e preparado para ser executado em qualquer ambiente de cloud.

Nesta conferência, a IBM também anunciou outros lançamentos, incluindo uma oferta de infraestrutura de GPU-as-a-Service projetada para suportar cargas de trabalho intensivas em IA, um painel de controlo potenciado com IA para medir, rastrear, gerir e ajudar a reportar emissões de carbono na cloud, e uma nova prática para Watsonx e IA generativa da IBM Consulting que irá oferecer suporte à implementação de IA no cliente.

Com o Watsonx, a IBM está a disponibilizar um estúdio de desenvolvimento de IA com acesso a modelos fundacionais e modelos de código aberto selecionados e treinados pela IBM, acesso a um armazenamento de dados para permitir a recolha e limpeza de dados de treino e ajuste. Além disso conta com um conjunto de ferramentas para a governança da IA que proporcionará às empresas um fluxo de trabalho de IA de extremo a extremo, sem falhas, que facilitará a adaptação e a escalabilidade.

Com o desenvolvimento de modelos fundacionais, a IA para empresas está mais poderosa do que nunca”, afirmou Arvind Krishna, presidente e CEO da IBM. “Os modelos fundacionais fazem com que a implementação de IA seja significativamente mais escalável, acessível e eficiente. Construímos a plataforma IBM Watsonx pensando nas necessidades das empresas, para que os clientes possam ser mais que simples utilizadores, e que possam tornar-se AI Advantaged. Com IBM Watsonx, os clientes podem treinar e implementar rapidamente recursos personalizados de IA em toda a empresa, mantendo o controlo total dos seus dados”.

Os clientes terão acesso a um conjunto de ferramentas, tecnologia, infraestrutura e conhecimento em consultoria para criar os seus próprios modelos de IA — ou ajustar e adaptar os disponíveis — a partir dos seus próprios dados e implementá-los à escala num ambiente mais confiável e aberto para impulsionar o sucesso empresarial. A diferenciação competitiva e o valor empresarial único poderão resultar cada vez mais de quão adaptável um modelo de IA possa ser aos dados e conhecimentos de domínio único de uma empresa.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.