IBM instala Centro de Inovação Tecnológica no Fundão

A empresa já iniciou a fase de recrutamento para o novo espaço. A ‘big blue’ espera empregar cerca de 30 pessoas no primeiro ano de funcionamento do Centro de Inovação Tecnológica

IBM instala Centro de Inovação Tecnológica no Fundão

A IBM está a instalar um Centro de Inovação Tecnológica no Fundão, relata a Agência Lusa, cuja atividade será centrada no desenvolvimento e gestão de soluções de energia. O espaço será gerido pela Softinsa.

“O que nós programámos, numa primeira fase, é o desenvolvimento de soluções e de serviços no domínio energético e da eficiência energética, que é claramente a aposta principal”, referiu o presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, na cerimónia de assinatura do protocolo de parceria com a Câmara do Fundão.

A empresa já está na primeira fase de recrutamento de jovens qualificados e a escolha do Fundão como destino do Centro de Inovação Tecnológica prende-se, também, com a importância da localidade como pólo académico, que conta com instituições de ensino superior na periferia – como a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e Instituto Politécnico da Guarda. António Raposo mencionou também a importância da ligação geográfica aos outros dois centros descentralizados do grupo, em Tomar e Viseu.

Segundo Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, a escolha da localidade serve para quebrar o estigma associado ao interior de Portugal: “seguramente, decisões como esta são, talvez, o que de melhor se pode fazer para acabar com esse estigma e colocarmos todo o território nacional a criar valor”, cita a Lusa.

O centro está sediado no edifício do Mercado Abastecedor, na zona industrial do Fundão, mas espera-se que possa, mais tarde, ser transferido para o centro da cidade.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.