Aluno do Técnico vence Prémio Científico IBM

O Prémio Científico IBM distingue na sua 29.ª edição o trabalho de um doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores do Instituto Superior Técnico

Aluno do Técnico vence Prémio Científico IBM

O trabalho de investigação de Afonso Teodoro tem como objetivo melhorar a informação que conseguimos extrair de imagens ou fotografias. Fundamentalmente, tenta estimar, a partir de uma imagem que está desfocada, com ruído, ou de baixa resolução, como seria uma versão limpa e mais rica da mesma. Atualmente, com a quantidade de aplicações que têm por base imagens, desde deteção automática de objetos ou pessoas, videovigilância, diagnóstico automático de exames médicos, entre outros, é crucial garantir que estas têm a melhor qualidade possível, caso contrário podem comprometer tudo o que é feito posteriormente.

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa a Manuel Carneiro, investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, que apresentou um trabalho com aplicabilidade do domínio da saúde, baseado num sistema inovador de Eletroencefalografia (EEG).

O Prémio Científico IBM distingue anualmente os melhores trabalhos no campo da computação e das novas tecnologias, estimulando jovens investigadores a divulgarem as suas pesquisas. O júri é constituído por um grupo de cientistas e académicos, encarregados de distinguir o trabalho mais original e com maior potencial para impactar a investigação científica aplicada ao mundo real e contribuir para projetar o futuro da ciência e da inovação em Portugal.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.