A IBM apresentou um conjunto de capacidades de orquestração de agentes para criar e implementar agentes de inteligência artificial em menos de cinco minutos
Durante o seu evento anual Think, a IBM revelou novas tecnologias híbridas concebidas para eliminar as barreiras que dificultam a escalabilidade da Inteligência Artificial (IA) no ambiente empresarial. Estas inovações permitem às organizações criar e implementar agentes de IA avançados utilizando os seus próprios dados empresariais. A IBM estima que até 2028 irão surgir mais de mil milhões de aplicações, o que irá pressionar as empresas a escalar em ambientes cada vez mais fragmentados. Isto requer uma integração fluída, orquestração e preparação dos dados. Um novo estudo da IBM realizado junto de CEO revela que os líderes empresariais preveem que a taxa de crescimento dos investimentos em IA duplique nos próximos dois anos, com a maioria a adotar ativamente agentes de IA e a preparar-se para os escalar. No entanto, este ritmo acelerado de investimento resultou em tecnologias desconectadas, e apenas 25% das iniciativas de IA alcançaram o ROI esperado. “A fase de experimentação com IA já terminou. Hoje, a vantagem competitiva reside numa integração da IA especificamente projetada para gerar resultados de negócio mensuráveis”, referiu em comunicado Arvind Krishna, presidente e CEO da IBM. “Na IBM, estamos a proporcionar às empresas tecnologias híbridas que reduzem a complexidade e aceleram a implementação de soluções de IA preparadas para ambientes produtivos”. Os agentes estão a deixar de ser meros assistentes de conversação como IA aplicada e a tornar-se em sistemas de inteligência artificial capazes de executar tarefas de forma autónoma. No entanto, muitas empresas enfrentam o desafio de os integrar em ambientes, aplicações e fontes de dados diversas. Para responder a este desafio, a IBM oferece um conjunto completo de funcionalidades de agentes preparados para ambientes empresariais através do Watsonx Orchestrate, concebido para uma fácil inicialização. A IBM também lançou um novo catálogo de agentes no Watsonx Orchestrate que simplifica o acesso a mais de 150 agentes e ferramentas pré-construídas tanto da IBM como do seu amplo ecossistema de parceiros, incluindo, entre outros, Box, MasterCard, Oracle, Salesforce, ServiceNow e Symplistic.ai. Este catálogo incluirá, por exemplo, um agente de vendas para identificar e importar potenciais clientes compatíveis com Salesforce Agentforce e um agente conversacional de recursos humanos que pode ser integrado no Slack. À medida que se acelera a adoção da IA, a integração continua a ser um dos principais desafios para as empresas A maioria depende de um patchwork de API, aplicações e sistemas distribuídos em ambientes on-prem e ambientes multicloud, muitos dos quais não foram criados para trabalhar de forma conjunta. Para resolver este problema, a IBM apresentou WebMethods Hybrid Integration, uma solução de última geração que substitui os fluxos de trabalho rígidos por automação inteligente baseada em agentes. Esta ferramenta irá ajudar as organizações a gerir a crescente complexidade das integrações entre as aplicações, API, parceiros B2B, eventos, gateways e transferências de arquivos em ambientes de cloud híbrida. Esta solução complementa o portfólio de automação da IBM, que engloba o desenvolvimento e integração de aplicações, a automação de infraestruturas e gestão tecnológica do negócio. As integrações com HashiCorp – incluindo Terraform para o fornecimento de infraestruturas e Vault para secrets management – vai aprimorar a automação em ambientes híbridos, permitindo configurações seguras, aplicações coerentes de políticas e operações escaláveis. A IBM também apresentou o Watsonx.data Integration, uma ferramenta de interface única para orquestrar dados em diferentes formatos e canais, e o Watsonx.dataIntelligence, que utiliza tecnologia impulsionada por IA para extrair informação detalhada de dados não estruturados. |