Horizonte Europa financia projetos inovadores portugueses

124 projetos portugueses de investigação e desenvolvimento em diferentes área vão receber 73,4 milhões de euros do concurso Horizonte Europa

Horizonte Europa financia projetos inovadores portugueses

Os últimos resultados de concursos do Horizonte Europa revelam que 152 entidades em Portugal captaram 73,4 milhões de euros para financiar 124 projetos de I&D nas áreas de Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva; Segurança Civil para a Sociedade; Digital, Indústria e Espaço; e Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente.

As entidades portuguesas apresentaram 756 propostas, das quais 124 foram aprovadas (uma taxa média de sucesso de 17,6% nestes temas, superior à média europeia de 14,8%). Das 124 propostas aprovadas, 18 têm coordenação nacional.

Este financiamento europeu será para desenvolver projetos de investigação e desenvolvimento em diferentes áreas, desde sistemas inteligentes para promoção da literacia, comunidades inclusivas, segurança civil e cibersegurança, tecnologias quânticas e sistemas 6G.

Estes resultados confirmam a boa performance portuguesa no Horizonte Europa. Das 152 entidades que angariaram financiamento, 12 receberam pela primeira vez financiamento em programas de apoio europeus, o que significa que estamos a conseguir diversificar a nossa participação e a aumentar a nossa competitividade nestes programas”, referiu Joana Mendonça, Presidente da Agência Nacional de Inovação.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.